Como evitar que o cão peça comida enquanto comemos

2015-04-10_190211

É algo realmente incômodo que o nosso cão peça comida como um desesperado quando estamos sentados à mesa. Alguns, inclusive quando já terminamos de comer. Mas eles fazem o possível para que tenhamos dó deles para receberem um pouco do que estamos comendo. Neste artigo, contaremos a você como fazer para que seu animal de estimação fique longe quando você está comendo.

É normal que o cão peça comida sempre?
Ainda que seja um hábito que nos incomode e que desejamos erradicar de nosso peludo, a verdade é que não podemos lhe culpar por isso. É basicamente uma questão de instinto que, ainda que possa ser “escondida” com o treinamento, em algum momento poderá vir à tona de novo. Pense em sua reação quando em casa estão preparando uma deliciosa refeição… o que você faz? Vai à cozinha! No caso dos cães ocorre o mesmo: eles querem ver do que o dono está desfrutando e, principalmente, querem provar um pouco desse delicioso manjar… inclusive até se não for bom para eles!

Talvez você não se incomode tanto que seu cão peça comida quando você se senta para jantar. No entanto, o problema começa se, por exemplo, você tem convidados em casa e, nesse momento também, seu cão irá fazer sua melhor cara de “gato do Shrek” para conseguir um pouquinho do frango deles, um osso ou uma fatia de pão. Os cães “gulosos” são experientes e sabem o que fazer para conseguir o que querem. E se em casa há crianças, elas serão as principais cúmplices, dando-lhe algo do próprio prato por debaixo da mesa.

Como prevenir a “mendicância” do cão
Eles sabem como nos fazer fraquejar e aceitar sua chantagem. Fazem carinha de triste, choram… às vezes, inclusive nos chamam a atenção com suas patinhas. Mas devemos resistir à tentação de darmos comida a eles, porque isso incentiva o hábito. Ainda que o melhor seria ensinar-lhes desde filhotes para que não peçam comida de nosso prato, muitas vezes este hábito eles adquiriram quando tinham poucos anos de vida. Para que você não se sinta o pior dono do mundo por não compartilhar seus alimentos com seu pet, preste atenção a estes conselhos:

Afaste o cão da mesa
Quando ele apoiar as patas dianteiras na mesa, devemos tirá-lo de lá com um simples movimento de braço. Isto deverá ser repetido várias vezes e por vários dias. Depois de uma semana ou duas, o cão entenderá que isso é algo proibido. Acompanhado do movimento do braço, diga um “não” efusivo e direto.

Coloque uma barreira
Se isso não funcionar, você terá que colocar uma espécie de barricada ou barreira para que ele não chegue à mesa ou ao seu redor. Por exemplo, feche a porta da cozinha, coloque portões para bebês, ou até o deixe no terraço ou no pátio. Talvez isso possa parecer um pouco grosseiro ou desalmado, mas assim se evitará o incômodo ato do animal pedindo comida o tempo todo.

Dê de comer a ele antes ou durante a refeição
Muitos cães terminam a refeição deles em questão de segundos, mas há outros que, talvez, precisem de alguns minutos para engolir tudo. Uma boa ideia é servir-lhes a ração ao mesmo tempo que colocamos a nossa comida na mesa. Assim, teremos alguns minutos de tranquilidade. Outra opção é aproveitar que ele nos pede alimentos para irmos até seu comedouro e lhe encher o prato. Assim, o animal entenderá as diferenças entre os menus caninos e humanos.

Mantenha-o distraído
Pode lhe dar um brinquedo, por exemplo, ou um desses ossos para mastigar, assim ele ficará distraído enquanto você come. Se você tem mais de um cão, este seria o momento ideal para que eles saíam para brincar no quintal, no terraço ou na sacada.

Amarre-o perto de você
Esta opção pode ser um tanto drástica, já que ele poderá latir ou chorar com mais efusividade, mas funciona em alguns casos. Coloque-o na correia e o amarre a alguns metros da mesa. Ao lado, coloque sua cama, para que ele esteja cômodo, bem como também o seu comedouro e o seu bebedouro.