Evite que seu pet coma fezes

2015-04-10_190211

Este hábito é chamado de coprofagia e resulta de várias possíveis causas. A começar por deficiência nutricional, que pode ser consequência ou de alimentação desbalanceada (o veterinário sugerirá uma ração adequada) ou de falta de absorção dos nutrientes. Nesse caso, se a causa for vermes que estão roubando nutrientes, a vermifugação resolve. Se não for, poderá ser síndrome de má absorção e será necessário diagnosticar a causa, já que há diversas possíveis, entre elas insuficiência pancreática exócrina, sensibilidade alimentar e alergia alimentar.
Existe também a coprofagia por motivos comportamentais. Um deles é a tentativa de chamar a atenção, principalmente se cada vez que o cão comer fezes o dono se mostrar ansioso ou der bronca. Pode também acontecer o oposto: o cão comer as fezes para não ser reprimido. Em ambos os casos, o certo é recolher logo as fezes, nunca na frente do cão, e, caso ele seja pego em flagrante, ignorá-lo. Paralelamente, quando o cão não estiver comendo fezes, passe a dar mais atenção para ele.
Outra possibilidade é a falta do que fazer. Interagir mais com o cão por meio de brincadeiras além de proporcionar mais atividade física e evitar deixá-lo sem companhia por muito tempo ajudam a controlar o problema.
Mais uma possível causa de coprofagia, se o banheiro do cão estiver próximo demais da caminha e do comedouro, é a ingestão das fezes na tentativa de manter a área limpa.
Existe, ainda, a possibilidade de o cão comer fezes simplesmente por achá-las gostosas. Nesse caso, evite dar petiscos para ele, pois costumam deixar o cocô mais palatável. Usar produtos específicos para tornar as fezes amargas também pode diminuir o interesse pela “iguaria”.
Se você precisar de mais ajuda para vencer esse hábito canino constrangedor, procure um veterinário ou um comportamentalista de confiança.