Como evitar e tratar algumas doenças de inverno

2015-04-10_190211

Idosos e crianças estão mais suscetíveis à doenças de inverno, como infecções respiratórias. Os primeiros, ainda sofrem com dores nas articulações que pioram com o frio. Algumas medidas podem ajuda a evitar essas doenças para os idosos, e se foram contraídas, auxiliar no tratamento. Confira

Vacina contra a gripe
A vacina contra o vírus influenza ajuda a prevenir a transmissão da doença. Os idosos acima de 60 anos estão no grupo prioritário da campanha da vacina gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que foi entre maio e junho. Alguns efeitos colaterais podem ser dores musculares, mal-estar, dor de cabeça, e febre, mas somem entre um ou dois depois da aplicação. O consumo da Vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo estas doenças.

Lavar as mãos
Lavar as mãos com frequência é um hábito simples que ajuda a evitar contaminações. Usar sabonete neutro, após estar em locais públicos, é o ideal. E na hora de tossir é recomendado usar um lenço.

Boa alimentação
A alimentação reflete no bom funcionamento do nosso corpo. Vegetais, frutas, proteínas, carboidratos e grãos equilibram o sistema imunológico. É importante beber bastante água para evitar a desidratação, que é bem comum nos idosos tanto no calor quanto no frio.

Agasalhar-se bem é
essencial
O organismo dos idosos tem dificuldade na regulação da temperatura corporal, e como os bebês, eles sentem mais frios que os jovens. Agasalhar-se bem principalmente ao sair de casa, evita que eles fiquem doentes.