Como evitar ataques de cães a trabalhadores

2015-04-10_190211

Ataques de cães são um medo comum entre quem tem que trabalhar de porta em porta.

Cachorros soltos representam grande perigo para profissionais que precisam ir até as residências executar um serviço ou apenas fazer uma entrega. É comum que os animais, até mesmo os menos agressivos, se sintam ameaçados e ataquem pessoas estranhas simplesmente porque se aproximaram da casa.

Veja dicas para evitar esses ataques:

Não surpreenda o animal
Para evitar um ataque de cachorro, mesmo que seja da família, é importante não surpreender o animal.A principal causa de ataques de cães acontece por situações reflexas. Quando o cão é surpreendido, tem o instinto de atacar para se defender, mesmo que seja contra o próprio dono.

Entenda os sinais do cão
Outra estratégia para evitar um ataque é analisar como o cachorro se comporta com a aproximação. Alguns cachorros se sentem ameaçados quando têm o território invadido e as pessoas devem se atentar para os sinais que o cão dá de que está prestes a avançar.
O cão avisa quando vai morder, a forma de notar é pela expressão facial dele e pelo corpo.Se o cão rosnou, não é para insistir na aproximação.
Notar sinais como os pelos do dorso eriçados, boca cerrada, dentes à mostra e focinho franzido podem evitar um ataque.

Mantenha a calma
Os primeiros segundos da interação com o cão são cruciais e outro passo importante é não demonstrar medo. Se o cão estiver confiante, se a pessoa correr, ele vai morder. Agora, se ela sair com cuidado, sem demonstrar medo, é possível reduzir o problema.

Caso encontre um cão solto pelo caminho e não tenha como desviar, a dica é a mesma: mantenha a calma. É importante se manter confiante e não demonstrar medo para o cão. Nestes casos, é muito mais provável que ele apenas ignore a presença humana.

Em caso de ataque, proteja o rosto
É importante proteger o rosto caso o animal avance. Vale tudo, desde a bolsa, mochila a qualquer objeto que se tenha à mão. Em último caso, utilize o braço para cobrir o rosto.