Como estava previsto, passada a campanha eleitoral volta à bandeira  vermelha ao Estado do Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Bento Gonçalves , que está na região de Covid de Caxias do Sul (Serra Gaúcha) , voltou a ser classificada na bandeira de cor vermelha, de alto risco epidemiológico para a disseminação do coronavírus.

O próprio portal do Governo do estado admite que “com níveis de hospitalização por Covid-19 e de internações em leitos de UTI que não eram registrados no mínimo há dois meses, o mapa preliminar da 28ª semana do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira, dia 13, tem 11 regiões do Rio Grande do Sul com classificação de bandeira vermelha, o que representa alto risco epidemiológico”.

Assim passou-se o período de campanha eleitoral, como se não hovesse amanhã,  “registra-se” número de internados em leitos clínicos , na quinta-feira (12/11), a 914 pacientes, aumento de 22% na comparação com a semana anterior. Houve elevação de 14% de infectados por coronavírus em UTI, o que provocou queda de 11% na disponibilidade de leitos para tratamento intensivo em toda a rede.

Agora, coms estes registros represados pela campanha leitoral  “o quadro indicador que mede a relação entre leitos de UTI livres e ocupados por Covid-19 no Estado recebeu bandeira vermelha, o que impactou as 21 regiões. As macrorregiões Metropolitana, Missioneira e Serra foram classificadas na bandeira preta (risco altíssimo) neste mesmo critério que mede a capacidade de atendimento dos casos que necessitam de tratamento intensivo.”

O único indicador que não apresentou elevação foi o de óbitos, com redução de 22%. As maiores variações foram em internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19 (aumento de 22%) e registros de hospitalização (crescimento de 17%).