Como ensinar um cachorro a dar a pata

2015-04-10_190211

O cachorro é um animal que precisa da figura de um líder para o orientar

Para isso, deve treinar o seu cachorro e ensinar-lhe as regras básicas de comportamento. O animal deve vê-lo como seu líder da matilha e fazer o que lhe pedir. Além de ensinar o seu cachorro a fazer as suas necessidades, a sentar-se ou deitar-se, pode treiná-lo para fazer outras coisas, como dar a pata. Este tipo de ordens não são tão básicas e imprescindíveis no desenvolvimento do animal mas ajudarão a fortalecer a ligação com o seu cachorro.
1- Para ensinar o seu cachorro a dar a pata necessitará de guloseimas para cachorro. Treinar um cachorro não é uma tarefa rápida, por isso tem de ter paciência porque o seu animal de estimação não aprenderá a dar a pata numa tarde, é uma questão de dias. Não importa a idade do cachorro para o treinar, mas tenha em conta que será sempre mais fácil fazê-lo quando for cachorrinho.
2- Para começar a treinar o seu cachorro e ensinar-lhe a dar a pata, pegue numa guloseima e tape-a com a sua mão para que o seu cachorro não possa vê-la, mas sim sentir o cheiro. De seguida, ordene o seu cachorro a sentar-se e aproxime a mão com a guloseima até ao focinho do seu cachorro. Não coloque a mão no centro, mas sim num lado para que vire a cabeça ligeiramente e apoie o seu peso numa só pata.
3- Incentive o seu cachorro a pegar na guloseima que esconde na mão para que levante a pata de forma impulsiva. A maioria dos cachorros tentam pegar a comida escondida nas mãos com a pata. Quando a pata do seu animal de estimação tocar na sua mão, abra-a, felicite-o e deixe-o comer a guloseima. Lembre-se que o reforço positivo é vital para ensinar ordens ao seu cachorro.
4- Quando o cachorro fizer o gesto anterior cada vez que aproximar a sua mão com a guloseima, é o momento de introduzir a ordem. Utilize palavras curtas para que o animal possa interiorizar antes o tom e o som da ordem. Assim, pode dizer “pata” ou “dá a pata”. Quando o seu cachorro tocar na sua mão, dê a ordem e dê-lhe o prêmio. É muito importante dizer a ordem antes de o premiar para que associe o movimento de dar a pata com a palavra.
5- Uma vez que o seu cachorro aprendeu a dar a pata com a ordem e a guloseima, é o momento de repetir a ordem sem guloseima e com a mão aberta. Todo este processo de ensinar o seu cachorro a dar a pata levará dias, de forma que deve repeti-lo várias vezes ao dia e insistir no exercício mas sempre sem chegar a aborrecer o cachorro.
6- Se o seu animal de estimação não levantar a pata de forma impulsiva no passo 3, tente outra técnica para ensinar o seu cachorro a dar a pata. Pegue na sua pata que quer que dê e dê a ordem “pata” ao mesmo tempo. Quando tiver a sua pata à altura da sua cabeça, felicite-o e dê-lhe uma guloseima como prêmio. Deverá repetir este processo durante vários dias até que o cachorro associe o movimento com a ordem e o faça sozinho.
7- O reforço positivo é muito importante no treino de um animal, por isso deve felicitá-lo sempre que o fizer bem. O castigo, pelo contrário, irá prejudicar porque associará as ordens com o medo e não as verá como algo positivo. Para que o seu cachorro seja feliz e esteja tranquilo, deve premiá-lo e dedicar-lhe parte do seu tempo livre.