Como educar uma criança para que ela goste de ler

2015-04-10_190211

A leitura permite que você aprenda coisas novas, aprenda e seja informado, enriquecer o vocabulário e a expressão oral

 

Pode contribuir para o desenvolvimento pessoal, no sentido de que o que você lê terá um impacto em sua mente.
É também um dos melhores investimentos que podemos fazer em nós mesmos em qualquer idade. A leitura é uma atividade econômica e, ao mesmo tempo, as lições que podemos obter podem ser muito valiosas.
Mas como incentivar a leitura nas crianças? Muitas crianças se recusam a ler. Simplesmente, os livros não os atraem. Como uma criança desenvolve amor pela leitura? Isso é uma dúvida de muitos pais.
Você sabia que a leitura está associada ao bom desempenho escolar? As crianças que mais lêem são aquelas que têm menos problemas na escola, mas ao contrário do que pensamos, forçar nossos filhos a ler pode levar a um fracasso absoluto que durará o resto de suas vidas.

1) Leia histórias
diferentes para
o seu filho
Quanto mais uma criança é exposta aos livros, mais a leitura se tornará parte integrante de sua vida diária.
Cada história transmite novos conceitos e aumenta seu interesse.

2) Ensine
versos e músicas
À medida que crescemos, todos nós ouvimos músicas, desde muito bebes escutamos as canções de ninar. Muitas delas ainda ressoam em nossa memória e são formas criativas de trabalhar a memória e o amor pelas palavras.
Cantando em família quando fazemos uma longa viagem de carro, passeamos ou fazemos uma tarefa doméstica e acrescentamos alguma dança, tornamos essa experiência agradável e nutritiva.

3) Que seja
agradável!
Aprender a ler pode ser difícil e não faz sentido esconder essa realidade do nosso filho. No entanto, podemos encorajar para que ele leia, deixando-o saber tudo o que ele consegue ler.
Você leu um romance ou um artigo em uma revista que achou interessante? Fale sobre isso com seus filhos e expresse o entusiasmo que o levou a ter lido isso, isso fará com que a criança também queira viver essa experiência misteriosa e feliz.

4) Melhore seu
vocabulário
De acordo com suas possibilidades, seu filho pode ler uma história e você pode ler outra história alternando uma vez de cada um. Quando a história acabar, convide para falar sobre suas partes favoritas ou até mesmo lê-las novamente.
A leitura dos dois permite que a criança pare em certas palavras desconhecidas para que você possa explicar o que ele não entendeu. Essa curiosidade é positiva! E vai ajudar você a memorizar a palavra ou o conceito.

5) Aproveite
os momentos
Depois de deixar o parque ou uma atividade familiar, incentive seu filho a inventar ou escrever uma história sobre a experiência. Este é um exercício fascinante!
Você também pode aproveitar a oportunidade para escrever uma minipeça ou incentivá-los a criar uma exposição de desenhos com uma explicação sobre o que viram ou experimentaram.

6) Pare nas
palavras-chave
enquanto você lê
As crianças sempre precisam de segurança e a leitura pode ajudar nesse sentido.
Quando palavras que você já conhece surgem durante a leitura, é bom criar uma conexão entre essa palavra e algo que tenha a ver com suas atividades diárias.
Veja as palavras “mãe”, “cachorro”, “casa” escritas, elas permitirão que você as reconheça quando ler outras histórias em que essas palavras aparecem e se sintam seguras com a ideia de que “sabem ler”.

7) Incentive seu
filho a escrever
Ao favorecer a escrita por ocasião de alguma atividade divertida, estamos ajudando-o a amar a leitura e a escrita.
Incentive o seu filho a manter um diário pessoal onde ele diz o seu dia a dia, ou escreva uma carta dirigida a um membro da família, onde ele conta um filme ou uma festa com amigos.
As crianças adoram receber cartas! Você será capaz de verificar isso quando vir seu rosto surpreso ao ler seu nome escrito em um envelope.

8) Crie o
ambiente ideal
Escolha um lugar na casa que se destina a leitura. Coloque ali uma poltrona, ou uma mesa com cadeiras bem iluminadas e que crie um ambiente aconchegante e agradável para a leitura.
Você também precisará de uma pequena biblioteca ou de um local para armazenar os livros.
Criar um ambiente ideal e exclusivo pode ajudar até as pessoas que não gostam de ler.

9) Dê o exemplo
As crianças aprendem pelo exemplo. Mas não só lendo, mas absolutamente tudo.
Se os pais incorporarem a leitura de suas próprias vidas, há enormes possibilidades de que as crianças também queiram fazer o mesmo.
Incentive seus filhos a definir objetivos de leitura e, quando os alcançarem, conceda-lhes um “diploma de leitor” ou um “certificado de leitura”. Isso representa um prêmio que você vai amar!

10) Hora de ler
Se estabelecermos uma rotina de leitura, é certo que o seu filho a seguirá. Ambos podem ler juntos ou separadamente.
As crianças muito pequenas também precisam incorporar o hábito dos livros e, mesmo quando não sabem ler, podem ver as imagens e comentar sobre elas.
Você não precisa esperar até a idade escolar. Este é um bom começo!

A leitura é a amiga
inseparável da
escrita
Como já mencionamos, a leitura está intimamente ligada à escrita. Uma coisa é consequência da outra. Escrever pode ser uma maneira de incentivar as crianças a ler.
Como podemos incentivar o hábito de escrever?
– Peça ao seu filho para escrever uma carta para um membro da família.
– Escreva uma carta para seu filho ou peça a um amigo ou parente para fazer isso e peça a ele que responda. Receber um envelope com o seu nome, ele vai adorar.
– Incentive seu filho a manter um diário pessoal onde ele diz seu dia a dia.
– Depois de um passeio com a escola ou um passeio em família, incentive seu filho a lhe contar por escrito como ele ou ela experimentou isso.
– Incentive seu filho a criar uma história na qual ele é o herói e relacionar diferentes eventos.
Há muitas maneiras de incentivar a leitura. Você pode começar sendo seu próprio exemplo.
Não esqueça que as crianças agem basicamente por imitação.
Você também pode incentivar a leitura, levando-os para livrarias onde eles podem escolher o que gostam.
Finalmente, recomendamos que você nunca force seus filhos a ler. Esta atividade deve ser espontânea e, acima de tudo, deve ser desfrutada.