Como é medido o tempo de imunização de vacinas no corpo?

2015-04-10_190211
  • Os cientistas usam a produção de anticorpos para medir o tempo de imunização das vacinas depois de aplicadas no corpo. Quanto mais próximo se tiver do contato com o antígeno, no caso, através da vacina ou do próprio vírus, mais rápido vai ser a produção de anticorpos.
  • Existe uma questão chamada memória celular. Então, a célula que já foi impressionada alguma vez com aquele antígeno, que já teve o desafio de produzir anticorpos para combater aquele elemento externo, rapidamente volta a produzi-los. E esses anticorpos podem voltar em níveis necessários para combater o coronavírus.
  • A imunização contra o coronavírus dura pelo menos um ano e esse tempo é constatado através da capacidade de produção dos anticorpos pelo corpo.
  • Quanto tempo para imunização?
  • A produção de anticorpos começa logo, mais ou menos uma semana após a vacinação o corpo começa a fazer anticorpos. Na primeira semana, você faz IgM, que são a primeira resposta a uma infecção. Depois, lá pelo 21º dia, o IgM começa a cair, e aumenta o IgG, que são os anticorpos que a gente espera que fiquem por um longo prazo No caso da Pfizer, que ainda não foi autorizada  no Brasil, o corpo tem um aumento exponencial de anticorpos, porque toma a segunda vacina com 21 dias.