Como cuidar das unhas no inverno

2015-04-10_190211

As suas unhas estão descascando e as cutículas parecem mais ressecadas que nunca? Pode ser por causa do tempo frio! Não é só a pele que sofre com as baixas temperaturas: as pontinhas dos dedos também precisam de um cuidado todo especial para se manterem lindas nas estações frias. Dê uma olhadinha nas dicas e aprenda a cuidar das unhas no inverno!

Ar seco no inverno enfraquece as unhas e resseca as cutículas

Você sabia que tempo frio pode deixar as unhas muito frágeis? Em algumas regiões em que as temperaturas são realmente muito baixas, elas podem até demorar mais para crescer. O crescimento das unhas tende a ser menor no inverno por causa de variações na circulação sanguínea periférica. A baixa irrigação sanguínea nesta região pode enfraquecer a unha. Parece supercomplexo, mas é simples: o frio deixa o sangue mais espesso, fazendo com que a sua passagem pelas veias seja mais lenta, e isso desacelera o crescimento e deixa a unha bem fraca. Por isso, é importante usar sempre bases fortalecedoras, com nutrientes pró crescimento na sua composição. Outra dor de cabeça são as cutículas ressecadas, e essas, sim, parecem crescer à velocidade da luz! O problema também acontece por conta da falta de umidade no ar, e para o resolver, não tem jeito – é preciso hidratar muito!

Unha natural X alongamento de unhas?

Basicamente, as unhas são formadas por camadas de queratina. Essa última, se trata de uma proteína natural responsável por formar certas estruturas do corpo. Logo, quando se vai fazer um alongamento de unhas, a unha é colada em cima dessa lâmina. Porém, em muitos casos, quando a unha é retirada a queratina acaba sendo danificada. Em vista disso, a unha natural pode ficar mais fina, esbranquiçada e mais quebradiça que o normal. Até porque, sem a queratina, a unha fica sem proteção. Portanto, como o alongamento de unhas já é um caso que pode deixar as unhas mais fracas com facilidade, o recomendado é fazer o procedimento com um profissional qualificado. Além de usar produtos de qualidade.

Tipos de alongamento de unhas

1- Unhas de Gel:
Normalmente, esse tipo de alongamento é feito em uma pequena cabine com luz ultravioleta para a secagem. No entanto, elas demandam mais tempo para aplicar e por isso se tornam mais seguras. Porém, é indicado fazer uma manutenção a cada 15 dias. Basicamente, o formato da unha varia do gosto da pessoa, e é definido no momento de lixar a unha. Porém, quando as unhas são quadradas, elas são consideradas mais resistentes. Por isso podem chegar a durar de dois a três meses.

2- Unhas de Acrílico:
Basicamente, ela também é um alongamento permanente e seca através de evaporação. Por isso, essa técnica é considerada como a mais complicada de todas. Esse tipo de alongamento, também é necessário fazer manutenção a cada 15 dias. Porém, ela pode durar até três meses. Mas, isso depende do crescimento da unha de cada pessoa. O alongamento de unha de acrílico é um método rápido e ele consegue deixar a unha com um aspecto natural. Além do mais, esse método consegue reconstruir unhas quebradas.

3 – Unhas de fibra de vidro + gel: Esse tipo de alongamento também precisa de manutenção com regularidade, e pode durar em média 3 meses. Basicamente, esse tipo de alongamento, é considerada como a mais resistente entre todas as técnicas. Até porque, a fibra de vidro serve como suporte para o gel, já que ele é quem molda a unha. Portanto, para ela ser realizada as unhas precisam estar bem lixadas e curtas. Além do mais, a medida que a unha vai crescendo ela precisa de acompanhamento.

Veja as cores para o inverno 2020

É normal deixarmos de lado os tons mais abertos, como os em néon e os vermelhos-claros, e optarmos por cores mais frias e fechadas no inverno. Tons terrosos, rosas românticos, azuis-acinzentados, vermelhos puxados para o bordô e o azul clássico, eleito pela Pantone como a cor de 2020, são as apostas das profissionais. O preto e o nude, segundo elas, fazem sucesso independente da estação.