Como cuidar das suas plantas no outono?

2015-04-10_190211

O outono, período de transição entre o verão e inverno, é a época em que a luz solar se reduz gradativamente, tornando as noites mais longas e frias

 

Na estação, outras alterações acontecem: as temperaturas reduzem, a incidência de ventos aumenta e a umidade do ar diminui, além dos nevoeiros e quedas de folhas que acontecem em algumas regiões — uma das características principais do outono.
Com início no dia 20 de março, a temporada se estende até 21 de junho, exigindo diferentes cuidados quando se trata de hortas e jardins. Para te ajudar nessa missão, reunimos sete dicas sobre como cuidar das plantas no outono. Confira!

Faça podas
corretamente
O outono é o período em que as plantas se preparam para a chegada do frio severo, armazenando energia por meio de um processo de dormência, que funciona como uma hibernação.
Para facilitar a entrada dos raios solares nas plantas, a estação pede podas comuns, sendo indicado retirar galhos secos e comprometidos, assim como folhas mortas ou amareladas.
Além de tornar o jardim mais bonito, fazer podas simples, sem retirar folhas que irão florescer no final da estação, ajuda a fortalecer as plantas, contribuindo para que se tornem mais saudáveis e resistentes.
Saiba o que
plantar na sua
região
Ainda que a estação não pareça propícia para o cultivo, algumas frutas e hortaliças se desenvolvem muito bem com as sazonalidades trazidas pelo outono, variando conforme a região.
Espécies de plantas como sálvia, cravina, begônia, lavanda, girassol, dália e roseiras também são ideais para o plantio na temporada em todas as regiões.

Planeje a próxima
estação
O tempo passa rápido. Quem deseja diversificar os cultivos e aproveitar todas as nuances do inverno, pode aproveitar o período de transição para planejar o plantio e cuidados para a próxima estação.
Confira se os materiais necessários estão em ordem — se preciso, faça a manutenção das ferramentas — e verifique a previsão de chuvas, a fim de organizar os próximos plantios e podas. Veja o que e quanto irá produzir, buscando o espaço ideal para o plantio.
Se deseja otimizar o cultivo em espaços pequenos como casas e apartamentos, aposte em treliças e vasos suspensos, criando belas hortas verticais!

Use as
ferramentas corretas
Podar folhas e flores com utensílios apropriados facilita o cuidado das plantas no outono, além de assegurar que os galhos e caules não sejam danificados.
Tenha sempre à mão uma tesoura afiada e esterilizada, desenvolvida especialmente para podas. Outros itens também podem ajudar na limpeza do local, como luvas, alicates, serrotes e machadinhas.

Busque locais
mais iluminados
Uma dica importante sobre como cuidar das plantas no outono é deixá-las em locais com maior iluminação solar. Para se proteger do frio que virá e reduzir o gasto de energia, elas diminuem a produção de clorofila, substância que transforma o dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.
Diante disso, as plantas começam a produzir o ácido abscísico, que se acumula na haste da folha, causando a morte das células daquela região, o que leva a grandes quantidades de folhas caindo na estação.
Portanto, deixe suas plantas em locais com uma boa iluminação solar, evitando o aparecimento de fungos e pragas.

Diminua as regas
As temperaturas caem no outono, fazendo com que as plantinhas percam menos líquido e por isso necessitem de menos água. Para manter seus cultivos saudáveis, fique atento a umidade da terra, que irá indicar a necessidade de rega – caso ainda esteja úmida, deixe para molhá-la no dia seguinte.
Considere também a espécie da planta. As suculentas e cactos, por exemplo, podem ficar até 15 dias sem receber nenhuma rega durante a estação.

Adube a cada 20 dias
A fertilização da terra deve acontecer pelo menos a cada 20 dias durante o outono, garantindo que as plantas se desenvolvam com saúde.
Para manter o solo úmido e hidratado, dê preferência aos fertilizantes orgânicos, como o húmus de minhoca, que impossibilita o apodrecimento das raízes e garante o nutriente necessário para o crescimento da planta.