Como controlar o frizz em dias úmidos

2015-04-10_190211

Existem algumas formas de controlar o tão indesejado frizz, que costuma aparecer em dias mais úmidos.

Tem dias que o cabelo não colabora, né? É só chover que ele fica daquele jeito, sem forma, cheio de frizz, todo descontrolado. Esses dias não são fáceis, mas também não são impossíveis. Sai pra lá bad hair day!

Por que o frizz existe?
A falta de hidratação causa o ressecamento da fibra capilar, e o atrito entre eles resulta em madeixas indisciplinadas, além do surgimento dos indesejáveis frisados. O frizz não é exclusivo dos dias chuvosos, ele acontece em qualquer época, tempo e estação do ano, basta o cabelo estar ressecado.

Como controlar o frizz em dias úmidos?
Existem mil e uma formas de amenizar o frizz, mas eliminá-lo completamente é quase impossível. Hidratar o cabelo é, talvez, a coisa mais importante que você deve fazer. Repor os líquidos e nutrientes que o cabelo perdeu vai fazer com que os fios são fiquem tão agitados.

Mas nós também temos outras dicas que vão te ajudar:

Óleos vegetais
Essa dica é principalmente pra quem tem cabelos cacheados e crespos. As cacheadas sofrem com cabelos ressecados porque a curvatura dos cachos faz com que a oleosidade da raiz não desça pro comprimento do cabelo. Pra repor essa oleosidade e dar forma aos cachos, os óleos vegetais são tiro e queda! Óleos como o de coco e amêndoas ajudam a controlar o frizz, repõem a oleosidade que o cabelo perdeu e ainda deixa os fios brilhantes!

Se você tem cabelo liso e também quer usar, não tem problema, mas não abuse! Cabelos lisos costumam ser mais oleosos.

Glicerina
A glicerina vegetal é a queridinha nos dias chuvosos. Ela é um agente hidratante perfeito para esses dias com umidade acima de 80%. Hidrate o cabelo com cremes de tratamento com glicerina ou até mesmo com a glicerina pura.

Mas cuidado: da mesma forma que a glicerina pode ser uma rainha em dias úmidos, ela pode ser uma baita vilã em dias secos. Isso porque a glicerina extrai a umidade do ar e leva para os fios, mantendo a umidade neles. Se o tempo estiver seco, o contrário pode acontecer, o cabelo perde umidade e fica ressecado.

Fronha de Cetim
Você com certeza já deve ter acordado com o cabelo cheio de frizz, né? As fronhas que nós usamos costumam causar atrito nos fios e deixá-los rebeldes. O cetim danifica muito menos a cutícula do cabelo, por isso esse tecido é ideal para as suas noites de sono.

O ideal é que a parte brilhante fique para fora, em contato com o cabelo. Você também pode usar toucas de cetim para manter os cachos no lugar e sem frizz.

Blusa de algodão ou tecido de microfibra
Secar o cabelo de forma errada também pode deixar os fios rebeldes. Torcer o cabelo com a toalha não é nada bom, o ideal é apertar o tecido sobre o cabelo, dessa forma o atrito é menor. Utilizar blusas de algodão e tecidos de microfibra para secar os fios é melhor ainda.

Controle a temperatura da água
A gente sabe que tomar banho com água quente é gostoso, relaxante, mas água muito quente também não faz bem aos cabelos. Água muito quente sensibiliza os fios e deixa aquele efeito áspero, além de ficar com as cutículas dilatadas. Tente utilizar a água de morna pra fria, principalmente no último enxágue, pra fechar as cutículas.

E aqui vai uma grande verdade: é quase impossível não ter frizz. Nós até conseguimos diminuir às vezes, mas o nosso cabelo nunca ficará 100% disciplinado. Então essa é a hora de você aceitar os seus fios e transformar o bad hair day em um day after maravilhoso!