Como compor quadros para sala de estar

2015-04-10_190211
O estilo de ambiente influencia na escolha do quadro ideal

Os quadros para sala de estar são elementos capazes de embelezar a área de convivência da casa. No entanto, para escolher as peças corretamente, é preciso respeitar a personalidade dos moradores e identificar o estilo predominante na decoração. A Gazeta deixa as principais dicas na decoração.
Depois de mobiliar a sala com sofá, mesa de centro, rack e poltronas, é chegado o momento de pensar nos artigos de decoração. Esses elementos são responsáveis por acabar com a monotonia do ambiente e acrescentar um pouco de vida ao layout. Entre as melhores opções de objetos decorativos, vale destacar os quadros.

Identificar o que o cômodo pede
O tipo de ambiente influencia na escolha do quadro ideal. A mesma obra de arte usada para decorar o quarto de casal nem sempre serve para a sala de estar e vice-versa. No entanto, fique atento: nem só com quadros de paisagem se decora uma sala.
Existem muitos estilos de obra de arte que combinam com a decoração da sala de estar. Um ambiente contemporâneo, por exemplo, fica super moderno e estiloso quando decorado com quadros abstratos.

Escolha o melhor local
A escolha do local onde ficará o quadro também é um item determinante para a decoração. No caso de uma sala com estilo clássico, as peças podem ser penduradas nas paredes laterais ou na parede frontal. Já em um ambiente com estilo escandinavo, vale a pena apoiar o quadro em um aparador ao invés de pendurar na parede.
Uma forma clássica de decorar a sala com quadros é criando uma composição atrás do sofá. Esta forma de disposição costuma funcionar em todas as salas.

Valorize o estilo de decoração
O estilo do quadro deve se harmonizar com a proposta de decoração. Uma pintura renascentista a óleo, por exemplo, não tem nada a ver com uma sala de estar minimalista, mas pode contribuir com a estética de um ambiente clássico.
Ao escolher uma obra de arte, procure combiná-la com o estilo da decoração predominante no ambiente e sinta uma ligação emocional com a peça.

Pense na combinação de cores
Busque um equilíbrio entre as cores do quadro e as cores da decoração. Numa sala de estar decorada com tons neutros, por exemplo, uma obra de arte com cores fortes pode trazer vida e alegria ao ambiente.

Defina o tamanho ideal
Salas pequenas pedem quadros com tamanhos compactos, caso contrário, cria-se uma poluição visual. Por outro lado, se o cômodo for grande e arejado, vale a pena investir em quadros maiores, que podem ser pendurados na parede central.
Antes de pendurar as obras de arte na parede, lembre-se de dispor as peças no chão e crie o melhor jogo possível de proporções. Depois, só é preciso passar essa ideia de composição para o espaço vertical.

 

A escolha do local onde ficará o quadro também é um item determinante para a decoração
Existem muitos estilos de obra de arte que combinam com a decoração da sala de estar