Como aproveitar melhor o tempo com os filhos?

2015-04-10_190211

Ideias de atividades que irão aproximar ainda mais a família

Nos dias de hoje, quem não gostaria de melhorar a qualidade de vida e aproveitar melhor o tempo com os filhos? Muita gente tem esse desejo, não é mesmo? Porém, com a vida corrida, cheia de compromissos e preocupações, torna-se um pouco mais difícil dedicar algumas horas para si mesmo e, principalmente, para a família.

No entanto, é necessário ter momentos agradáveis com nossa família. Isso não pode ser deixado de lado, pois sabemos que é uma tarefa de grande importância. São períodos como esses que garantem maior proximidade com os filhos, com o companheiro e com a família de modo geral, e trazem ânimo e disposição para prosseguir com tranquilidade nos afazeres cotidianos.

Para conseguir resgatar esses momentos, não é preciso fazer sacrifícios ou abrir mão das conquistas profissionais: basta organização e saber priorizar o que é mais importante.
E para auxiliar nessa questão, a seguir tem algumas dicas de como aproveitar o tempo com os filhos em casa, com tranquilidade e sem precisar sair para procurar diversão. Confira!

Cozinhem juntos
A criançada adora colocar a mão na massa, usar a criatividade e preparar várias receitas. Essa atividade faz com que se familiarizem com as tarefas domésticas. Algumas ideias de receitas fáceis para as crianças começarem são as saladas de frutas ou docinhos que não vão ao fogo. Conforme a criança for crescendo, as receitas podem ser aprimoradas, fazendo bolos ou pratos para o jantar, por exemplo.

Façam a noite do pijama
Uma boa festa do pijama é diversão garantida e pode ser realizada tanto somente entre a família quanto junto aos amigos. O importante é planejar atividades conforme a idade dos pequenos e deixar que se entretenham. Espalhe colchões pelo quarto ou sala e divirtam-se: dancem, cantem, contem histórias, façam uma sessão de filme e pipoca, escolham a brincadeira que mais agrada e aproveitem. Na manhã seguinte, tenham um café da manhã reforçado e delicioso, com pães, bolos, frutas, sucos e tudo mais que gostarem. Durante a noite, faça com que esse momento seja inesquecível: tire fotos de todos que participaram para que guardem de recordação e sempre se lembrem desse momento.

Invista em jogos de tabuleiro
Que tal trocar os jogos eletrônicos pelos de tabuleiro? Essa pode ser uma alternativa para que toda a família participe da diversão e melhore a qualidade de vida na casa. Vocês podem, inclusive, criar um torneio entre todos os participantes. Esse tipo de jogo ajuda a desenvolver o raciocínio, o pensamento crítico, a paciência e a habilidade, além de proporcionar muita alegria e entusiasmo na garotada.

Façam um acampamento
Que criança nunca quis fazer uma cabana para brincar de acampamento? A grande maioria ama essa brincadeira. Se não tiver barracas para acampamento, não tem problema: separe um lençol bem grande, prenda-o nos móveis e faça seu próprio “acampadentro”. Coloque colchões ou sacos de dormir e está pronto! Solte a imaginação e façam tudo como se realmente estivessem acampando bem longe de casa.

Inventem seus próprios brinquedos
Alguns brinquedos não precisam ser comprados prontos. A própria criança pode criá-los e assim, deixá-los com o seu estilo e se tornar uma recordação muito boa. Algumas ideias do que fazer são: jogos de memória, brinquedos de sucata e roupinhas para bonecas, entre muitas outras. Lembre-se de que o importante é deixar a imaginação rolar e curtir esse tempinho juntos, então escolham o que querem fazer e divirtam-se ao máximo.

Contem histórias
Contar histórias vai bem em qualquer momento, e outra dica é, além de narrar para as crianças, deixe que elas também inventem suas próprias histórias. Pode ser por meio de livros, reservando uma noite para leitura de vários deles. Outra opção muito interessante é selecionar fotos antigas de família e contar sobre aquela época. Também podem montar um livro de histórias de aventura ou suspense, com recortes de revistas ou desenhos feito pelas crianças.

Sejam artistas por um dia
Brincadeiras de arte são ótimas. Além de proporcionarem aprendizado e desenvolvimento, são muito alegres e capazes de envolver crianças de várias idades e adultos também. Separe um cantinho da casa para esse tipo de atividade e deixe ali diversos materiais de arte. De tempos em tempos, tenham um dia de artistas. Também podem fazer trabalhos com argila, pinturas e colagens, criando quadros, porta-retratos, entre outros.

Façam brincadeiras da infância dos pais
Lembra de quando você era criança e se divertia muito com as brincadeiras do seu tempo? Então por que não ensiná-las aos seus filhos? Algumas são clássicas e as crianças de hoje em dia conhecem muito bem; outras, porém, não são tão lembradas e podem ser novidade para elas. Faça uma lista com todas as brincadeiras de que você se recorda e reserve um dia para fazê-las com a garotada. Alguns exemplos são: morto-vivo; estátua; mímica; pular corda; dança das cadeiras; bambolê; amarelinha; o mestre mandou; cinco-marias; forca; queimada; passa-anel;

Baú de fantasias
Outra sugestão que rende muita diversão e que funciona, principalmente, com crianças entre quatro e dez anos de idade, é criar um baú de fantasias. Separe roupas de todos os tipos, chapéus, gravatas, óculos, brincos, colares, sapatos e outros acessórios. Coloque todas as peças dentro de uma caixa ou cesto e deixe que os pequenos soltem a imaginação. Promova desfiles de moda e encoraje as crianças a criarem personagens. Se possível, filme tudo. Assistir aos vídeos alguns anos depois também pode render muitas risadas.

Escolha certa
No dia anterior, pare com seu filho diante do armário e deixe que ele escolha a roupa do dia seguinte. Para facilitar, os pais podem pedir que ele escolha entre três opções pré-selecionadas ou combinar que dia sim, dia não, ou aos fins de semana, ele terá essa autonomia. Outra opção é fazer o trabalho em dupla: ele põe a calça, você a blusa.
Para ter bons momentos e qualidade de vida junto com os filhos não é preciso muita coisa, o importante é reservar um tempinho exclusivo para dar atenção e carinho a eles.