Como ajudar os pequenos a superar a timidez

2015-04-10_190211
Pode ser tão tentador dizer ao filho: “Apenas vá brincar!” quando eles estão agarrados às pernas dos pais em um parque ou festa de aniversário

Que criança nunca teve que enfrentar o monstro da timidez? Afinal, ainda na infância essa dificuldade pode aparecer para todo mundo. Mesmo que algumas consigam se relacionar facilmente, outras não conseguem fazer novas amizades ou conviver socialmente e isso pode ser o maior desafio delas nessa fase da vida. Mas de uma maneira muito simples, os pais podem ajudar incentivando seus filhos a desenvolverem algumas habilidades como coragem e autoconfiança, dizendo frases motivadoras frequentemente a elas.
Mais importante do que as palavras específicas que os pais usam, é o tom em que são ditas. Além disso, manter a calma e não tentar forçá-los a ter interações sociais antes de estarem prontos. As crianças têm que aprender as lições difíceis por conta própria. Uma sugestão é lembrá-los sempre que podem contar com os pais com pequenos gestos no dia a dia.

“Vamos chegar um pouco cedo para nos acostumar ao lugar”
A escola é o primeiro desafio para uma criança tímida se socializar. Entrar em uma sala cheia de crianças barulhentas pode assombrar um pouco no primeiro momento, especialmente se a criança está passando por alguma situação que o está incomodando. Por isso, é bom chegar cedo à escola ou a uma festa. Isso tornará muito mais fácil para os pequenos encontrarem o seu lugar, seja jogando com um amigo ou jogando tranquilamente por conta própria.

“Sua amiga estará lá”
Dar aos filhos um aviso sobre quem ele pode esperar vai ajudá-lo a se preparar mentalmente. É claro que o melhor dos mundos é que um amigo com quem ele se sente confortável esteja lá, mas mesmo que não tenha ninguém próximo, saber o que esperar é reconfortante. Avisar que haverá novas crianças ajudará ele a não entrar em pânico.

“Você pode ficar comigo até que esteja pronto para brincar”
Deixar as crianças ficar com os pais até que estejam prontos para ir brincar, mas sem deixar de fazer as coisas de adultos também. Não é preciso ignorar as crianças, é claro, mas incentivá-las a explorar por conta própria ou a participar brincadeiras é importante. Se os pais fazem com que sua presença seja imprescindível, é muito menos provável que os filhos se arrisquem por conta própria.

“Eu vejo que você não está pronto para entrar ainda. Gostaria de segurar minha mão? ”
Pode ser tão tentador dizer ao filho: “Apenas vá brincar!” quando eles estão agarrados às pernas dos pais em um parque ou festa de aniversário. É natural querer ver os filhos correndo e rindo com as outras crianças, mas é essencial conhecê-los e entender como eles se comportam com outras crianças por perto. Dizer apenas para “ir brincar” pode soar como uma rejeição, principalmente quando eles estão pisando em um território desconhecido. Por outro lado, ao abraçar as crianças, os pais acabam fazendo com que se sintam seguros para explorar o mundo, e eles se sentirão mais confiantes.

“Você parece ansioso”
É preciso escolher as palavras da maneira correta. É importante reconhecer os sentimentos de ansiedade dos filhos sem rotulá-los como “tímidos”. Se eles ouvirem repetidamente que são tímidos, vão internalizar isso como parte de sua identidade e de como se veem. Em vez disso então, mesmo que os pais achem que eles não estão ouvindo, os sentimentos específicos que eles estão sentindo devem ser reconhecidos.
Apenas nomear o que eles estão sentindo, sem oferecer uma solução, já é o suficiente. Se eles perceberem que os pais entendem o que estão sentindo e, mais do que isso, que os aceitam, eles superarão a ansiedade mais rapidamente, pois não enfrentarão a pressão adicional de agradar os pais.

“Que coisas você gostaria de conversar com seus amigos?”
Para algumas crianças, conversar com os amigos vem naturalmente, mas se este não for o caso, é importante ajudar os pequenos a aprender habilidades de conversação. Ajudar as crianças a pensar em três ou quatro coisas sobre as quais gosta de conversar e treinar algumas conversas iniciais que podem usar com outras crianças, pode ajudar bastante. Quanto mais eles praticam com os pais, mais confortáveis eles se sentirão em situações da vida real com outras crianças.

“Qual amigo da escola você gostaria de convidar?”
Frequentemente crianças tímidas preferem amizades próximas do que estarem cercadas por um monte de outras crianças. Os pais podem ajudá-los a desenvolver esses relacionamentos íntimos organizando encontros com as crianças com as quais eles se sentem mais confortáveis. Se a criança não puder dizer quem ela gostaria de ter, uma alternativa é perguntar ao professor se há alguém com quem ele gosta de brincar ou fazer o lanche na escola. Ter até uma ou duas amizades fortes pode ajudar muito a criança a se sentir mais confiante em situações sociais.

 

Fonte: Sempre Família