Como adaptar cão e gato na mesma casa

2015-04-10_190211

A verdade é que, quando o assunto é adaptar cães e gatos, é necessária uma (boa) dose de paciência para apresentar os animais um ao outro. Esse encontro deve contar com total assistência dos donos da casa. Isso inclui servir de fortaleza no momento em que for permitido ao mais forte chegar perto do mais fraco, independente de este ser o mais antigo morador. Cada caso é um caso e estamos falando de personalidades distintas. O fundamental é estar sempre presente para que os mascotes se tornem bons companheiros, o que não deixa de ser uma das principais finalidades de se adquirir um segundo pet na moradia: a companhia ao mais velho morador. Para que ambos socializem, são necessárias novas regras para que um não afronte o espaço já conquistado do outro.

Quando o cachorro chega primeiro

Então você já tem um doguinho em casa e agora o novo morador é um gatinho. A primeira coisa que você deve pensar é na personalidade do seu cão. Ele é sociável? Ciumento? Agressivo? Se a última opção for sim é melhor você já começar com a ajuda de um profissional. Chame um adestrador para que treine o seu cachorro a fim de controlar sua agressividade e evitar uma aproximação traumática para o gatinho. Independente de ser sociável ou ciumento, o cachorro tem em mente que a casa é seu território, então a chegada de outro animal o deixará intrigado de alguma forma. O gatinho, por sua vez, estará assustado já que ele está em um ambiente desconhecido. Primeiro deixe o felino se acostumar com o ambiente e ganhar certa confiança. Depois você pode começar a aproximação. Como os cachorros são mais afobados e mais fortes que os gatos, estes que devem chegar primeiro no cão e não o contrário. Para isso você pode segurar o cachorro pela coleira o que garante certa liberdade, mas você ainda mantém o controle. Elogie o cachorro por comportamentos amigáveis e não muito afobados.

Quando o gato chega primeiro

Bom, aqui você já tem um gato reinando em casa e chega um filhote de cachorro todo estabanado e doido para brincar. O perigo aqui está no territorialismo do gato. A aproximação pode começar assim que o cão chegar, mas ela deve ser feita respeitando o tempo do morador mais antigo. Segure o filhote no cole e deixe que o gato se aproxime. No início restrinja os locais da casa que o cão pode frequentar principalmente os lugares preferidos do gato. Os gatos, estes podem ser agressivos e uma unhada ou mordida num cão, principalmente o filhote, pode traumatizá-lo e gerar uma inimizade que será difícil de contornar. Por isso, no início a supervisão em ambos deve ser constante.

Reforço positivo como ferramenta

Quando você for apresentar um cão a um gatinho esteja preparado para os possíveis conflitos, mas também para as demonstrações de afeto. Uma aproximação delicada e sem rosnadas deve ser motivo para carinhos e até mesmo petiscos (para ambos). Estimule brincadeiras entre os bichinhos (desde que seja sem brutalidade) e lembre-se de brincar e agradar igualmente aos dois! É muito importante lembrar que o animal que chegou primeiro pode ficar com ciúmes por ter que dividir a sua atenção. É importante você deixar claro que ainda o ama sempre agradando e não ficando mais tempo com o novo morador.