Como acabar com os cupins

2015-04-10_190211

Como para quase tudo o que acontece em casa, existe uma receita caseira que você pode experimentar. Para acabar com os cupins também. Veja as dicas:

Vinagre
A primeira tentativa de acabar com cupim em casa pode ser com o vinagre, o grande aliado da vida doméstica. Você deverá misturar água com vinagre, em partes iguais. Coloque essa mistura em um recipiente com tampa de spray e pulverize no buraco da madeira onde você perceber que eles estão vivendo. Faça isso por alguns dias seguidos e observe o resultado.

Óleo de cravo
A segunda tentativa é com o óleo essencial de cravo-da-Índia. Misture 10 gotas em 100 mililitros de água e aplique no local da infestação com um pano. Passe 3. Óleo de laranja Você também pode optar por utilizar o óleo de laranja. Você pode aplicá-lo com água ou puro, em spray ou passando com um pano, conforme o local da infestação. Da mesma forma que nas demais dicas, aplique por alguns dias e observe se a infestação diminui.

Borato de sódio
Esse é um outro produto, menos natural que os demais, mas que também funciona para matar cupins. É um pó branco que você aplica no local da infestação. Quando os cupins comem, eles não conseguem mais se alimentar e vão morrendo. Pode comprar esse produto em farmácia de manipulação ou loja agropecuária e cuidado para não deixar perto de pets e crianças.

Inseticida
Por fim, o típico inseticida, caso você não consiga resolver o problema com nenhum outro produto. Use uma versão líquida e siga corretamente as instruções do fabricante. Ele é tóxico, então não deve ser usado em locais onde ficam os animais de estimação e as crianças.

Como evitar que os cupins apareçam?
Como são insetos voadores, uma das formas de evitar que os cupins entrem em casa é instalando telas nas janelas. Assim, você pode deixá-las abertas o verão sem medo. Além disso, tome cuidado ao escolher a madeira que vai usar nos móveis e na casa. Procure escolher as que já são tratadas naturalmente, como jacarandá, peroba, ipê, aroeira e maçaranduba.
Outra dica é fazer uso de verniz nos móveis de madeira para que todas as frestas fiquem tampadas, impedindo que os insetos entrem e se instalem.
Por fim, reviste todos os móveis e cantinhos de madeira da casa com frequência, pois se houver qualquer infestação, quanto antes for detectada, mais fácil será de eliminar.

O que fazer em caso de infestação?
Se você perceber que está com uma verdadeira infestação, usar de todos os artifícios, naturais e industriais para acabar com cupim, e mesmo assim não resolver, só há uma solução. Vai ser necessário entrar em contato com uma empresa especializada em dedetização de insetos.
Eles vão lhe informar o que será necessário fazer para que possam eliminar os cupins, mas mesmo que dê trabalho e você precise sair de cada alguns dias, é melhor do que ter esses insetos comendo os seus pertences.