Começa o Programa Embrapa & Escola 2020

2015-04-10_190211

A ação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Mesmo em tempos de pandemia, a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) irá manter a tradição estabelecida há 20 anos de promover o Programa Embrapa & Escola no mês de outubro. É um projeto que leva assuntos relacionados à ciência de uma forma simplificada e lúdica para as crianças. Em função das restrições impostas pelo coronavírus, este ano os alunos não poderão visitar as dependências da empresa de pesquisa, mas em compensação, o Projeto não ficará restrito às escolas da região. O Programa estará disponível 100% online em: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/embrapa-e-escola.

“Já faz parte da nossa rotina promover o Programa Embrapa & Escola. Não é apenas apresentar o mundo da ciência às crianças mas é também um momento muito rico de troca de experiências. A equipe envolvida no programa sempre se reenergiza durante o contato com os futuros profissionais”, destaca o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton. Ele comenta que o Programa integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano também contou com o Encontro de Iniciação Científica da Unidade, também realizado virtualmente e que teve como palestra de abertura o tema “Potencial e limitações da Inteligência Artificial na Agricultura da América Latina”.

As estações do conhecimento

A edição virtual inicia com um vídeo de abertura, no qual a coordenadora local do Programa, Silvana Buriol, apresenta como será conduzida a atividade e faz um passeio pela Embrapa Uva e Vinho, conduzido pelos mascotes do Programa: o Uvalino e a Frutalina.

Na primeira Estação do Conhecimento, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira” é apresentado pelo pesquisador Flávio Bello Fialho, da área de Modelagem de Sistemas da Embrapa Uva e Vinho. Além de explicar as diferenças entre inteligência natural e inteligência artificial, será possível aprender como ela está sendo utilizada no nosso dia a dia.

Compreender “Como é feita a muda da videira”, que irá produzir deliciosas uvas é o tema da segunda Estação do Conhecimento, apresentada pela técnica de pesquisa Alessandra Russi. Na terceira e última Estação do Conhecimento, Vânia Sganzerla, que também é técnica de pesquisa, apresenta “O mundo das abelhas sem ferrão”.

Além das Estações, foram reunidos vídeos com atividades complementares que irão ensinar as crianças a fazerem tinta com as cascas de uva, apresentado pela analista Letícia Flores da Silva, e um hotel para as abelhas sem ferrão, o qual pode ser instalado em jardins ou praças, desenvolvido pela Embrapa Meio Norte. Revistinhas dos Mascotes da Embrapa Uva e Vinho e da Turma da Mônica sobre o desperdício de alimentos e ações em tempos de Coronavírus, produzidas por outras unidades da Embrapa, também podem ser acessadas no espaço.

Como participar:

– As escolas ou os estudantes interessados poderão acessar a página especial do Programa Embrapa & Escola 2020 em: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/embrapa-e-escola. Ela ficará disponível por tempo indeterminado e pode ser acessada por todos os interessados.

– Não é obrigatório, mas as escolas interessadas em receber materiais adicionais poderm preencher o cadastro disponível aqui.

– Você pode compartilhar como foi essa experiência através de vídeo, desenho ou relato para o e-mail: uva-e-vinho.nco@embrapa.br. Essa também é a melhor forma de contato para esclarecer dúvidas ou obter outras informações.

Silvana Buriol apresenta como será conduzida a atividade e faz um passeio pela Embrapa Uva e Vinho, conduzido pelos mascotes do Programa: o Uvalino e a Frutalina.