Com permuta confirmada, Daer ainda não tem pra onde ir

2015-04-10_190211
Estrutura ,compreende oficinas, salão de festas, escritório e moradia de funcionários foi construída há mais de 40 anos

O anúncio do acordo para a construção do novo presídio de Bento Gonçalves, feito pela prefeitura na segunda-feira (25), chegou com uma nova discussão: para aonde vai o Daer? Isso porque o prédio da segunda superintendência do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem-Daer, que atualmente fica na Rua Eugênio Valduga, no bairro Licorsul, é um dos três imóveis que serão dados pelo Estado para a construtora porto-alegrense Verdi Sistemas Construtivos (VerSis), em troca da obra.
Os demais imóveis são ainda a casa onde o superintendente da autarquia mora, na Rua Hugo Henry Dreher, no bairro Planalto e o prédio onde é a casa penitenciária, na Rua Assis Brasil. Juntos, os imóveis cobrem o valor projetado para a obra, de cerca de R$ 27 milhões.
No entanto, perguntada para onde vai o Daer, a Assessoria de Comunicação não sabia de nada e até o fechamento dessa edição, não se manifestou. Já a Assessoria de Imprensa do município, por sua vez, confirmou que toda a área do Daer será entregue na negociação.
A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS), ressaltou a parceria com a Verdi por meio de nota. “Por orientação da Procuradoria-Geral do Estado, o processo de construção do novo presídio de Bento Gonçalves poderá ser efetuado por meio de inexigibilidade de licitação. A estrutura será construída pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, empresa que detém de tecnologia exclusiva, certificada pelo Tribunal de Contas da União”.
A SSP observou também que a “previsão é de que a permuta dos imóveis seja realizada até a segunda quinzena de outubro. Após, será feita a assinatura de contrato e início das obras, que devem durar oito meses”, informou.

Estrutura do Daer
A estrutura da 2ª SR do órgão conta com salão de festas, moradias para funcionários, oficinas, almoxarifado, escritório e algumas salas desocupadas (antigamente, havia por exemplo uma cantina para os servidores almoçarem e até uma cooperativa para fazerem compras). O complexo foi construído em uma época em que o Daer tinha mais de 300 funcionários (nas décadas de 60 e 80). Antes, a autarquia ficava no centro. Entretanto, muita coisa mudou desde então e, o Daer conta com bem menos funcionários –grande maioria se aposentou e o órgão faz parcerias com empresas de engenharia por meio de licitação para a execução de novas rodovias. Até mesmo a ex-ERS-470, uma das principais rodovias da Serra Gaúcha e que era de responsabilidade do órgão, passou a ser federal há dois anos.

Novo Presídio é assunto de uma década
A nova casa prisional vai ser construída em uma terreno de 143 mil metros na Linha Palmeiro, no Barracão. A área foi doada pela prefeitura ao Estado, em 2008, depois do Ministério Público ter interditado o presídio. Em 2010, a Secretaria de Segurança Pública chegou a lançar o edital de concorrência para empresas interessadas, mas a licitação foi suspensa por disputas judiciais. Construtora é responsável por outros presídios
Segundo a prefeitura municipal, a Verdi Sistemas Construtivos é responsável pelas obras de mais de 90 presídios no país, entre eles o Complexo Prisional de Canoas. A construtora também assina o CT em anexo à Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA).O modelo de construção, que deve ser feito em Bento, é a partir da montagem de celas em monobloco GRC+CAD (concreto reforçado de alto desempenho) – técnica que também foi utilizada no município metropolitano.