Com licitação sem interessados, área do Daer sofre reavaliação de mercado

2015-04-10_190211

Construção do novo presídio estadual depende da negociação do imóvel

A área do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Bento Gonçalves, localizada na Rua Eugênio Valduga, no bairro São Francisco, está passando por uma reavaliação de mercado, segundo a Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos humanos (Smarh). O imóvel, que foi colocado colocado à venda por R$25,2 milhões, mas não recebeu nenhuma proposta na abertura da concorrência, em 8 de janeiro, deverá ter seu valor reduzido.
A Assessoria da pasta afirma que o governo ainda não definiu se a área será vendida ou entrará em permuta, assim como estava previsto anteriormente. Em 2017, a empresa que será responsável por erguer o novo presídio estadual, a Verdi Sistemas Construtivos, de Porto Alegre, chegou a aceitar os pavilhões do Daer e a casa do superintendente da autarquia, na Avenida Henry Hugo Dreher, em troca da construção, mas desistiu pouco depois por considerar o valor muito alto.

A sede do Daer
A sede do Daer é composta por escritórios, salão de festas, almoxarifado, oficinas e áreas desativadas, além de residências de alguns funcionários. Construída há mais de 40 anos, naquela época a autarquia mantinha centenas de funcionários, que eram responsáveis pela construção e manutenção de rodovias estaduais. Com o passar dos anos, o quadro foi reduzido.

Prefeitura doa terreno ao Estado
A prefeitura oficializou na terça-feira (30) a doação ao Estado do terreno onde será construído o novo presídio. O início do processo de doação foi em 2004, quando o terreno foi desapropriado. A área, na Linha Palmeiro, tem 143,750 mil metros quadrados.

Novo presídio
O projeto da nova casa de detenção prevê 450 vagas. A obra é assunto desde 2010, quando a Secretaria de Segurança Pública do Estado chegou a lançar o edital de concorrência para empresas interessadas, mas disputas judiciais suspenderam a licitação.