Com cinco homicídios, Bento termina janeiro 400% mais violento

2015-04-10_190211

No mesmo período de 2017, apenas um assassinato havia sido registrado

A morte do mecânico Cila Eliseu Borges, na noite de terça-feira (30), registrou a marca de cinco homicídios em janeiro em Bento Gonçalves. O número já é 400% maior que o mesmo período de 2017, quando apenas um assassinato havia sido registrado. O primeiro caso do ano aconteceu no dia 16 de janeiro, quando Michael Borges Scalon, de 19 anos, foi baleado depois de uma discussão no Residencial Novo Futuro, no bairro Ouro Verde.
Todas as vítimas do último mês eram do sexo masculino e foram mortas a tiros. Dos cinco, três tinham antecedentes criminais (Scalon, Wellington Schaefer e Fabiano Morais da Silva). Outras duas pessoas ficaram feridas durante as ações. Uma delas foi Eduardo Barros da Cruz, de 25 anos, que estava com Scalon. A segunda é Marta da Silva, de 40 anos, que estava na mesma residência que Márcio Schneider, de 26 anos e Da Silva, 3ª e 4ª vítima respectivamente. Apenas o autor do primeiro homicídio é conhecido. Robson Lisboa de Almeida, de 29 anos, se entrego à polícia pouco depois do crime e alegou legítima defesa.
Em 2017, o quinto assassinato foi registrado apenas no dia 24 de março, quando Giordan Ribeiro Costa de Oliveira, de 20 anos, que havia sido baleado no dia 21 não resistiu aos ferimentos e foi à óbito.

2017 bateu recorde de homicídios
Bento Gonçalves bateu recorde de assassinatos em 2017, segundo a Brigada Militar. O número cresceu 88.2% desde 2013, quando 17 pessoas foram assassinadas. Os casos foram aumentando anualmente. Em 2014, foram 20 homicídios, em 2015, 25, e em 2016, 26.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feito em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foi divulgado em julho de 2017 e apresentou o município com uma taxa de homicídio maior que São Paulo. De acordo com o ranking, a análise contabilizava em 2015 113.287 habitantes e 23 homicídios, que resultam em uma taxa de 20,3. A metrópole, por outro lado, teve taxa de 17,3 assassinatos a cada cem mil habitantes. Porém, Bento se saiu melhor que Rio Grande (23,6); Caxias do Sul (24,2); Passo Fundo (26,4); Porto Alegre (46,6), entre outras.

Outros crimes
Apesar da alta nos homicídios, por outro lado, Bento Gonçalves encerrou 2017 com redução em crimes de outra natureza, segundo o capitão Diego Caetano da Brigada Militar. Roubos de veículo tiveram baixa de 25,23% em relação a 2016; roubos a estabelecimento comercial, -31.97%; roubos a pedestre – 9,89%; e roubos à residência, – 41,94%.
“O investimento em tecnologia de vídeo monitoramento é observado como fator positivo no combate à criminalidade, principalmente nas áreas em que há cobertura de câmeras”, avalia o capitão. “Bento Gonçalves conta com equipamentos e softwares de geração avançada, existentes em poucas cidades do Brasil, cuja tecnologia poderá se integrar com um número maior de câmeras, desde que haja investimentos futuros nesse sentido”, acrescenta.
Para Caetano, a redução da violência é baseada em um conjunto de questões. “Outros fatores precisam convergir no mesmo sentido, tais como fatores estruturais, legais, educacionais, políticas públicas, entre outros”, pontua.
Sobre os assassinatos, ele registra que a Brigada Militar atua na tentativa de reduzir esses crimes. “Intensificamos abordagens e fazemos barreiras preventivas na busca de armamentos, porém, é um delito que pode ocorrer em qualquer lugar, desde um condomínio fechado até uma praça pública e, nos casos de Bento Gonçalves, vê-se uma forte ligação com o tráfico de drogas e na disputa por pontos ou desavenças por dívidas”, relata.

Casos em Bento
1°- Michael Borges
Scalon, de 19 anos
Local: Residencial Novo Futuro, bairro Ouro Verde
Scalon morreu depois de uma discussão na noite de 16 de janeiro. Ele estava com dois amigos, sendo que um deles, Eduardo Barros da Cruz, de 25 anos, ficou ferido depois de também ser baleado. De acordo com a Brigada Militar, ele possuía diversos antecedentes criminais de quando ainda era menor.
2°Wellington Schafer,
de 20 anos
Local: Rua Natalina Sandrin Zanetti, bairro Imigrante
O motoboy foi alvejado com pelos 10 tiros. De acordo com a Brigada Militar, Schafer tinha antecedentes por envolvimento com o tráfico de entorpecentes e estava em liberdade do sistema prisional.
3°Márcio Schneider,
de 26 anos
Local: Rua Gema Piva dos Santos, bairro Municipal
Estava em uma residência com Fabiano Morais da Silva (também morto) que foi invadida por quatro homens armados.
4ª Fabiano Morais da Silva, de 30 anos
Local: Rua Gema Piva dos Santos, bairro Municipal
Estava em uma residência com Márcio Schneider que foi invadida por quatro homens armados. Segundo a Brigada Militar, Silva tinha antecedentes por roubos a residência e estabelecimentos comerciais e homicídio e estava foragido do sistema prisional.
5° Cila Eliseu Borges,
de 44 anos
Rua Arlindo Bartolomeu Romagna, bairro Zatt
Foi baleado, segundo testemunhas, por um homem que estava em uma motocicleta.