Com apenas oito imóveis tombados, Bento cria programação para comemorar Dia do Patrimônio Cultural

2015-04-10_190211

No próximo dia 17 de agosto, Bento Gonçalves irá comemorar o Dia do Patrimônio Cultural. A data foi instituída pelo Governo do Estado, pela primeira vez, neste ano.
Entretanto, já é comemorada no País desde 1998,como forma de homenagear o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que nasceu em 17 de agosto de 1898. O IPHAN foi criando 1937 com o objetivo de valorização, promoção e preservação do patrimônio cultural do País.
No Estado, são desenvolvidas ações que visam a proteção do patrimônio cultural desde 1954, data em que foi criada a Divisão de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, que mais tarde se transformou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o IPHAE.
Bento Gonçalves teve o seu primeiro Patrimônio Histórico tombado em 1990 e último até o momento, em 2012. De lá para cá nenhum movimento de preservação aconteceu e vários prédios históricos estão indo à baixo.
O tombamento é uma das iniciativas que visam proteger os bens culturais culturais/ambientais, já que impede legalmente a destruição e descaracterização do bem protegido.
As pessoas que ameaçarem ou destruírem um bem tombado está sujeito a sanções legais que vão desde multas a até a reconstrução do bem, de forma que as características do bem sejam restauradas e fiquem iguais estavam na data do tombamento.
A função de preservar os bens culturais e naturais, conforme a Constituição Federal no Artigo 216, é da União, Estados e Municípios, que devem contar com o apoio da comunidade.

Já tombados
De acordo com o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – COMPAHC, Bento Gonçalves tem oito imóveis tombado pelo patrimônio histórico e um em processo de tombamento, são eles:
Museu do Imigrante, Rua Erny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto. Tombado pela Lei: 3.868 em 2005;
Antiga Pharmácia Providência / 2º Tabelionato Garcez, Rua Saldanha Marinho, Bairro Centro. Tombado pela Lei 1.852 em 1990;
Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 70, Bairro Centro. Tombado pela Lei: 2.173 em 1993;
Banco Meridional / Banco Santander, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Bairro Centro. Tombado pela Lei: 2.278 em 1993;
Igreja Metodista, Rua Júlio de Castilhos, 431, Bairro Centro. Tombado pelas Leis: 2.811/1999; 3.418 em 2003;
Antiga Secretaria de Finanças / Tabelionato Damo – 1º pavimento. Escritório Gabardo Advocacia no 2º pavimento – Av. Mal. Deodoro, Bairro Centro. Tombado pela Lei: 3.463 em 2003;
Igreja Matriz Santuário Diocesano de Santo Antônio, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Bairro Centro. Tombado pela Lei: 3.387 em 2003;
Casa Merlin / Em restauro (Casa da Memória Merlin), Linha Palmeiro, Lote 55, Distrito de São Pedro . Tombado pela Lei: 5.416 em 2012;
Casa Milan Japur / Restaurante, Rua Dr. Casagrande, nº 500, Bairro Cidade Alta. Em processo de tombamento na procuradoria geral.
Além dos imóveis tombados, há um outro mecanismo de proteção destes patrimônios, conforme Cristiane Bertoco, do COMPAHC, que são os bens inventariados. Em Bento, há uma lista de 385 bens cadastrados, com diferentes níveis de proteção. De acordo com Cristiane, estes números podem mudar já que os cadastros foram feitos entre os anos de 1994 e 1996, por isso, está sendo feito um trabalho de atualização das fichas cadastrais.
A atualização do inventário do patrimônio cultural material está dividida em três etapas, quais sejas: Mapeamento e elaboração de Banco de Dados, elaboração das fichas de inventário e identificação dos conjuntos históricos e entornos a serem preservados.
Bento Gonçalves, participará das ações de comemoração do Dia do Patrimônio Cultural, através de eventos que serão realizados no Museu do Imigrante. Os eventos serão gratuitos e abertos a toda comunidade.

Confira o calendário
de atividades
Oficina de Educação Patrimônio – Arqueólogo por um dia: escavação simulada
Dia: 13 de agosto
Horário: 08h30 às 11h30 – 13h30 às 16h30
Local: Fundação Casa das Artes / Museu do Imigrante
Ministrante: Arqueólogo Dr. Sérgio Celio Klamt
A oficina contará com duas etapas, na primeira será realizada uma conversa com arqueólogo sobre Pré-história do RS e região de Bento Gonçalves. Na segunda etapa, ocorrerá a atividade prática com escavação simulada. A atividade será oferecida para estudantes do 4º ano do ensino fundamental e integra a programação da Semana do Dia Estadual do Patrimônio organizada pelo Museu do Imigrante.
Café com Memórias – Histórias da Igreja Metodista em Bento Gonçalves
Dia: 17 de agosto
Horário: 09h30-12h00
Local: Fundação Casa das Artes/ Museu do Imigrante
A décima edição do Café com Memória será realizada no dia 17 de agosto e terá como temática a trajetória histórica da Igreja Metodista em Bento Gonçalves.
Segunda congregação metodista do Rio Grande do Sul, em 1887, a Igreja de Bento Gonçalves fixa, no berço da colônia italiana, o primeiro templo metodista em terras gaúchas, em 1889.
Vania Kratz e Vicente Martins Dalla Chiesa serão os convidados para compartilhar aspectos sociais e histórias sobre a Igreja Metodista. A atividade é organizada pelo Museu do Imigrante em parceria com a Associação Museu do Imigrante, aberta ao pública e gratuita.