Com 5.654 alunos formados, IFRS comemora 60 anos de educação em Bento

2015-04-10_190211
Fachada do Colégio de Viticultura e Enologia em 1960

Com atuais 1.535 alunos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) comemora o 60° aniversário da criação da Escola de Viticultura e Enologia, instituição que deu origem ao atual Campus Bento Gonçalves.
Em 22 de outubro de 1959, foi criada a Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves, passando a funcionar efetivamente a partir de março de 1960. Ao longo da história, a instituição teve vários nomes, somente em 2008, quando foi sancionada a Lei que reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 38 Institutos Federais, três deles no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) passou a denominar-se Campus Bento Gonçalves do IFRS e a integrar a estrutura multicampi do IFRS, o qual conta neste momento com 16 campi e tem sua reitoria em Bento Gonçalves.
Atualmente, são ofertados no Campus dez cursos superiores e sete cursos técnicos, sendo que cinco deles são integrados ao Ensino Médio. Também são disponibilizadas duas pós-graduações lato sensu.

Linha do tempo
1959 – Foi criada a Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves; 1960 – Iniciou as atividades letivas; 1964 – Passou a denominar-se Colégio de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves; 1979 – Foi transformada em Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves; 1985 – Alterou o nome para Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek; 1995 – Aconteceu o primeiro ingresso de estudantes no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia; 2002 – Foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG);  2008 – Passou a compor o IFRS como Campus Bento Gonçalves.

Comemoração
Para comemorar os 60 anos da Instituição em Bento, um grupo de ex-alunos e servidores ativos e aposentados tem realizado reuniões e ações desde o final de 2018. Os próximos eventos ocorrerão no dia 19, quando haverá um encontro com egressos.
A programação completa que inclui, exposições, apresentações artísticas, visitas guiadas, coquetel de encerramento e jantar, poderá ser conferido no portal do IFRS (ifrs.edu.br).