Coluna | Você está desfrutando da sua vida ou apenas passando por ela?

2015-04-10_190211

Viviane Tremarin – Psicóloga e Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental

Nós vivemos em constante espera. Esperando pelas férias, esperando para usar aquela roupa nova, esperando ter um salário melhor, esperando alguém certo chegar, esperando os filhos crescerem, esperando ficar rico. “Quando isso acontecer vou ser feliz”. “Quando eu realizar isso estarei completo(a)”. Vivemos esperando pelo futuro por que o presente não é bom o suficiente?
Se esse for o caso, há três opções: abandonar a situação, muda-la ou aceita-la. Isso não quer dizer que não devemos sonhar e criar metas para uma vida melhor, quer dizer que podemos fazer tudo isso sem deixar de viver aonde a vida acontece: no aqui e agora.

Não seria incrível se pudéssemos parar de remoer o passado, de nos preocupar com o futuro e de perder tempo focando naquilo que não está sob nosso controle? Seria uma experiência transformadora se passássemos a dar mais atenção ao momento presente, não acha? Que bom que outras pessoas pensaram nisso antes de nós e fizeram acontecer.

Desligando o “piloto automático”
Mindfulness (mente vazia na tradução literal), ou Atenção Plena, como traduzimos, é um estado da mente que todos nós podemos acessar com prática. É um exercício de vivenciar o momento presente, de forma intencional e consciente, aceitando a experiência que estamos vivendo da forma como ela é, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”.

Mais do que apenas bem-estar, os programas de mindfulness são usados para tratamento de ansiedade, depressão, doenças crônicas em geral, estresse, e falta de atenção e concentração. Algumas escolas também tem adotado atividades práticas de atenção plena com crianças que apresentam dificuldade de expressão de sentimentos intensos e isso tem facilitado o convívio social delas.

O ponto positivo dela, é que não é necessário estar isolado(a) ou ter tempo livre para praticar. Quando os pensamentos acelerados iniciarem, a atenção plena pede que olhemos para eles como um telespectador de fora da nossa cabeça, apenas vendo o movimento sem reagir ou julgar, e então trazer a atenção para coisas que estão sob nosso controle, como a respiração por exemplo, observando atenta e conscientemente o movimento que o corpo faz enquanto o pulmão enche e esvazia, e a sensação no nariz enquanto o ar entre e sai.

Com isso desviamos o pensamento do caminho ansioso que ele está tomando e damos a oportunidade da nossa mente entender o que está ao nosso redor com mais calma.
O mindfulness permite a prática enquanto a louça é lavada, ou quando se está no trânsito, enquanto escovamos os dentes e até enquanto trabalhamos, porque ele nos pede que nos concentremos na atividade que estamos fazendo no momento prestando atenção nela. É uma questão de perceber, neste segundo, como você se sente, o que pensa e o que deseja sem críticas ou julgamentos a si mesmo(a).

A vida acontece no agora
Estamos vivendo a mais de um ano em pandemia, todos os sentimentos que vieram junto com essa nova forma de se comportar trouxeram desgastes físicos e emocionais. Mais do que nunca nosso corpo tem pedido para desacelerarmos e essa prática, que pode se tornar hábito, vem para somar nessa nossa busca de bem-estar mental, principalmente porque quando tomamos consciência daquilo que estamos vivendo, nos tornamos capazes de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um ciclo de emoções negativas que faz com que nos sintamos estressados e frustrados.

Sabe quando estamos de férias e conseguimos relaxar e curtir aquele momento? A mente desacelera, as obrigações dão espaço para pensamentos alegres, o relógio não serve mais para nos controlar e só queremos aproveitar aquele dia sem pensar muito nos que virão. Imagine essa sensação. Você consegue sentir a tranquilidade dela? Isso é mindfulness. Você até pode me dizer que o prazer desse momento tem um fator a mais que é estar distante do trabalho, mas nesse período em que nos permitimos relaxar deixamos de lado, por um momento, as preocupações com o futuro e os remorsos do passado, deixamos a “mente vazia”, ela não está vagando, está exatamente aonde estamos, e isso, de férias ou trabalhando, é mindfulness.

A proposta é que possamos sentir esse bem-estar de viver o momento presente não apenas durante os sete ou quinze dias no ano em que estamos de férias, mas sim em todos os dias, e isso é possível. Mas assim como qualquer pessoa que vive pensando no futuro e remoendo o passado, eu sei como é difícil sair desse funcionamento. Lembrar que eu posso curtir o caminho mesmo que a chegada seja incerta, me ajuda a me conectar com o presente e talvez te ajude também.

Talvez você passe muito tempo sentindo angustia por não saber se seu relacionamento vai durar, e com isso deixa a felicidade de ser amado(a) esperando outra oportunidade. Você pode perder o sono se preocupando com os rumos da sua carreira, e nem percebe como cada degrau subido representa uma vitória na construção dela. Acredito que seja importante ter isso em mente quando queremos viver mais o presente: independente de qual será o resultado, aproveite aonde você está agora.

Abrace esse momento e a forma como ele se apresenta. Nós passamos tanto tempo tendo medo e nos sentindo inseguros sobre como as coisas serão amanhã, que nem percebemos que hoje pode estar tudo bem. E se o hoje está bem, independentemente dos resultados, aproveite.

Atenção plena no dia a dia
Como eu disse, você não precisa reservar um tempo na sua rotina para isso. Pode apenas se concentrar na sua respiração e no seu corpo, ou pode aplicar em outras atividades essenciais como a alimentação. Hoje, quando for dar a primeira garfada na comida, relaxe os ombros, alivie a tensão e realmente preste atenção ao paladar. Olhe para a comida com cuidado, sinta as texturas em sua boca, sinta o cheiro e observe como seu corpo reage a ele.

Você não precisa continuar assim até o fim da refeição, mas faça de vez em quando para concentrar sua atenção. Em seguida veja como se sente. Na maioria das vezes realizamos essas atividades de forma automática e isso abre espaço para a mente vagar, você pode aplicar a atenção plena em todas as atividades do dia a dia quando as faz com atenção.