Colocando em ordem o sono dos pequenos

2015-04-10_190211

A hora do soninho deve ser tranquila para os pais e também para os filhos

 

Acordar cedo é chato, mas, com as orientações certas e com uma grande dose de paciência, é possível sim, acertar o sono das crianças. Se o período fim- de férias-carnaval-fim do horário de verão parece causar muito transtorno, com os macetes abaixo é possível que os pequenos tenham uma boa noite de sono sem ir para escola parecendo um zumbi.

Controlar as sonecas
Cada um tem seu ritmo, e com as crianças não é diferente! Elas gostam de aproveitar o dia ao máximo, se deixar, ficam até tarde da noite brincando e só dormem quando os pais mandam ou quando as piscadinhas demoradas vão pesando até virar um sono profundo e totalmente sem intenção. Mas não adianta, para um bom sono, tem que ter rotina e até mesmo os cochilos devem ser moderados, principalmente, para não acabar trocando o dia pela noite. O soninho da tarde é sim muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas, como tudo na vida, deve haver um equilíbrio. Especialistas em sono sugerem de 30 minutos a uma hora de descanso durante a tarde.

Estabelecer uma rotina
“Eu não tô com vontade de dormir, mamãe” ou então “Só mais dez minutinhos, por favoooor”. Criança é igual em qualquer lugar do mundo, não adianta. Elas adoram brincar e aprontar, principalmente antes de ir para cama. Sem reclamações ou negociações, na hora de dormir é preciso ter pulso firme e muita organização. A psicóloga e especialista em sono Renata Soifer Kraiser, mãe de Nicole e Laura diz que a rotina é o que dá ritmo ao relógio biológico e quando a estimulamos com horários para comer e dormir fornecemos um andamento ao organismo. Essas escolhas é que ajudam no processo de adormecer, já que o corpo está sendo condicionado a fazer os hormônios do sono atuarem naquele determinado horário.

Alimentação certa
Alimentos com açúcar costumam deixar a criança agitada. O ideal é oferecer comidas mais leves e de fácil digestão na hora do jantar. Lembrando que cada criança tem um organismo e cabe aos pais observar quais as melhores opções.

Dormir cedo
Travar uma guerra com os filhos durante a semana, e aos sábados e domingo ignorar as regras estipuladas, não adianta. O relógio biológico funciona em um ciclo circadiano (cerca de um dia, 24 horas). “Todos os dias fazemos pequenos ajustes para que o nosso organismo funcione bem durante as 24 horas. Quando quebramos a rotina, pulamos refeições ou atrasamos demais os horários do sono, nosso corpo tem que fazer um esforço para se adaptar novamente”, explica Renata.

Dar o exemplo sempre funciona
Não são só as crianças que precisam adequar o horário depois das férias e feriados, os adultos também! Para facilitar as coisas, os pais podem dar o exemplo e participar da rotina dos filhos. Não custa nada e ajuda muito com as crianças nesse período de adaptação.

Desacelerando
A história de que, quanto mais atividades os filhos fizerem durante o dia, mais cansados ficarão e, portanto, dormirão mais rápido, é mentira pura. Quanto mais cansados eles ficam, maior a quantidade de cortisol – hormônio do estresse – presente no sangue, e maior será a sua dificuldade em relaxar ou manter o sono tranquilo.
A medida que a hora de dormir vai se aproximando é preciso mandar para o corpo todos os sinais de que o corpo vai sair do estado de vigíla e entrar no estado de sono.

Sem tecnologia a noite
Usar a tecnologia como forma de diversão não tem problema nenhum (principalmente nas férias), mas tudo tem o seu horário. “Esses aparelhos são estimulantes, ou seja, informam ao cérebro que a glândula pineal deve diminuir a produção de melatonina, que é o hormônio responsável para induzir o sono. O oposto do que precisamos”, explica a especialista em sono Renata.

Deixando a hora do sono divertida
Para tornar esse momento mais prazeroso e divertido, os pais podem incluir objetos lúdicos. Que tal levar os pequenos para comprar itens relacionados a esse momento? Vale tudo: pijamas divertidos, pantufas (no inverno) ou roupas de cama inspiradas em heróis. Ou mesmo fazer atividades conjuntas que lidem com o imaginário das crianças, como jogo de sombras, histórias de ninar, músicas relaxantes.

Luz ideal
A luz é essencial nesse processo. Na hora de dormir, deixe uma luz azulada bem fraca, como a luz do luar. Isso pode servir de apoio, caso a criança precise ir ao banheiro ou se localizar durante a noite.

Sem gritaria
Finalmente: sem gritaria. Não adianta gritar os discutir com os filhos para que eles durmam mais cedo. Esse tipo de situação só dificulta e cria uma atmosfera nada saudável para o desenvolvimento emocional das crianças. O melhor a fazer é respirar fundo, colocar todas as dicas em prática e entrar na rotina. Boa sorte!