Colesterol alto também é um problema considerável na infância

2015-04-10_190211

Início de colesterol alto durante essa fase pode ser um agravador à doenças cardiovasculares na fase adulta

Colesterol alto é um problema que acomete principalmente adultos, nos quais pode causar, dentre outras doenças e mal funcionamentos do corpo e órgãos, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Problemas
Nas crianças, o acúmulo da gordura nos vasos sanguíneos já é um problema, pois essa mesma gordura já pode começar a formar blocos, que permanecerão no organismo, caso as devidas providências não sejam tomadas, até a fase adulta. Nela, correspondem à um risco altíssimo de graves problemas para a saúde.

Crianças que apresentam casos de hipercolesterolemia familiar (HF), ou seja, níveis de colesterol altamente alterados na infância, tem grandes chances de desenvolver problemas cardiovascular até os 20 anos.

Como monitorar
As crianças, quando em peso saudável, ativas e em bom ritmo de desenvolvimento, devem fazer exames de sangue para monitoramento a partir dos 9 anos. Em crianças obesas, com pais que tenham histórico de doenças cardiovasculares e/ou com diabetes, o ideal é que o monitoramento seja feito bem antes, a partir dos 2 anos de idade.

Causas
As causas para o aumento do colesterol podem diversas. Tanto de maneira irregular, como quando é identificada a hipercolesterolemia familiar (HF) ou a dislipidemia, quando o corpo não consegue metabolizar o colesterol adequadamente e ele fica acumulado, ou de maneira regular, quando a criança não tem uma boa alimentação, rica em alimentos saudáveis e passa muito tempo sem praticar atividades físicas, causando o sedentarismo.

Controle
Ainda que represente um risco, o colesterol elevado em crianças pode ser controlado, e em casos mais leves, revertido seguindo alguns passos. Incentivar que a criança tenha um estilo de vida mais saudável, mudando os hábitos alimentares, acrescentando alimentos ricos em fibras, frutas, verduras, e diminuindo a quantidade de processados, que por muitas vezes podem aparentar serem saudáveis, mas carregam diversos componentes químicos e gorduras saturadas, que prejudicam imensamente a saúde da criança.

Começar e manter uma atividade física no dia a dia, de preferência ao ar livre, como correr, nadar, pular, tanto auxilia no desenvolvimento da criança como um todo, como também ajuda a controlar e prevenir doenças ao chegar na adolescência e fase adulta. O melhor procedimento é sempre procurar ajuda profissional, e manter exames de rotina em dia.
Uma criança saudável muito provavelmente será um adulto saudável, se os bons hábitos forem perpetuados durante todo o crescimento.