Cogumelo e queijo: a mistura que deu certo

2015-04-10_190211
“A combinação do cogumelo paris, do tomate seco e do queijo gouda traz um ar de ‘bom gosto’ ao prato e deixa a receita ainda mais umami”, ressalta Lisiane

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, traz uma dica de receita muito simples e saborosa: cogumelos recheados com queijo.
O prato tem um excelente resultado, além de ser fácil de fazer. Segundo a chef, o segredo é apostar em alimentos que conferem o gosto umami, como o cogumelo, o tomate e o queijo. “A combinação do cogumelo paris, do tomate seco e do queijo gouda traz um ar de ‘bom gosto’ ao prato e deixa a receita ainda mais umami”, ressalta Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.
O queijo gouda é de origem holandesa e é feito a partir do leite da vaca. Possui massa firma, textura macia e gosto ligeiramente adocicado.

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (80 g)
3 colheres (sopa) de tomate seco picado
Meia xícara (chá) de queijo tipo gouda picado
Folhas de salsa picadas (1 talo)
Meia colher (chá) de sal
20 cogumelos paris grandes, sem os talos (400 g)

Modo de preparo
Em uma panela média coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve. Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.
Retire do forno e sirva em seguida.
Umami
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.