Cobranças indevidas em cartões de crédito tendem a crescer nos próximos meses, alerta Procon

2015-04-10_190211
No último ano o Serviço de Proteção ao Consumidor recebeu 124 reclamações. De acordo com a coordenadora do Procon, os últimos meses do ano registram o maior número de compras nesta modalidade e a tendência é superar a marca de 2017

Procon recebeu pelo menos 75 reclamações envolvendo carNo último ano o órgão recebeu 124 reclamações no decorrer dos 12 meses, mas de acordo com a coordenadora, existe a possibilidade das reclamações deste ano superarem 2017

 

As compras feitas por cartão de crédito têm gerado um número alto de reclamações no Procon de Bento Gonçalves. Nos primeiros nove meses deste ano o órgão recebeu pelo menos 75 reclamações de consumidores relatando terem sido lesados após comprarem nos mais variados setores. Nos 12 meses de 2017 o Procon recebeu 124 reclamações, sendo que 122 foram atendidas.
De acordo com a coordenadora do Procon, Karen Battaglia, inicialmente é aberto uma notificação para empresa ou órgão solicitando esclarecimentos sobre o caso.
“Se a resposta for negativa, o consumidor pode contatar o Procon novamente onde será emitido uma segunda notificação, com a descrição dos fatos. Em caso de uma segunda negativa o Procon emite uma certidão de cunho judicial, em que o consumidor é instruído a entrar pela justiça”, explica.

Principais reclamações
Segundo Karen, “as principais reclamações são telefonia, internet e televisão, mas os casos de cartão de crédito tem aumentado. Na maioria das vezes o consumidor relata que apareceu nos extratos mensais um desconto, que não era de seu conhecimento”, diz.
Ainda de acordo com a coordenadora do órgão “com as compras de fim de ano a tendência é que as reclamações aumentem. É preciso te cuidado na hora do uso do cartão, não pagar o mínimo para não correr juros, pois não são regulados pelo Procon”.

Como funciona o consignado via cartão
Dentre as opções usuais de crédito, o consignado é aquela que, atualmente, mostra-se mais vantajosa, por conta dos juros mais baixos do que os cobrados pelo mercado em outras modalidades de empréstimo. Vale lembrar, porém, que empréstimo e cartão podem ter seu uso combinado.
Hoje, o limite de consignação da renda do aposentado é de 35% (percentual do salário que pode ser comprometido com o pagamento da prestação). Esse limite é estabelecido por lei, mas a divisão é feita da seguinte forma: é permitido considerar 30% da renda para desconto automático do empréstimo na renda mensal. Os 5% restantes são exclusivos para consignação via cartão.
As taxas de juros variam de banco para banco, mas o BC fixou um limite para os segurados da Previdência Social: 2,08% ao mês. De acordo com a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média no cartão é de 3,5% ao mês.

Cuidados com o crédito consignado
O crédito consignado, também chamado de empréstimo consignado, é um empréstimo com pagamento indireto, cujos parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento da pessoa física, beneficiada pelo crédito concedido.
Consiginatário é o órgão encarregado de recolher os valores do beneficiado pela concessão, e em se tratando de crédito consignado, é a empresa pagadora do salário da pessoa, sendo que esta, fica responsável pelo pagamento dos juros do crédito.
O contrato em que se aponta um consignatário é denominado consignação.O crédito consignado foi criado em 2004 e trouxe alívio para os servidores, que antes dependiam de empréstimos pessoais, oferecidos a juros exorbitantes, de até 75% ao ano, em bancos e, de até 208% ao ano, em financeiras.Em setembro de 2004, por meio da Lei nº 10.953, o crédito consignado passou a ser oferecido a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).