Clientes da RGE podem ter desconto se solicitarem cadastro na Tarifa Social

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Levantamento realizado pela Rio Grande Energia (RGE), mapeou um total de 10.340 clientes, em toda região da região da Serra Gaúcha, que ainda não são cadastrados como Baixa Renda na Tarifa Social, podendo ter o benefício do desconto nas contas de energia.
A empresa registrou o crescimento de 6,9 mil novos clientes cadastrados no benefício da Tarifa Social, no primeiro semestre de 2021, somando 19,1 mil clientes cadastrados na região. Com esse aumento de 57.2% na base de cadastros da região, esses novos beneficiados também estão isentos de corte de energia por inadimplência, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vigente até 30 de setembro.
Entre as cinco cidades da região com maior número de clientes cadastrados para baixa renda, Caxias do Sul lidera o ranking com 8.556 clientes. Em segunda posição aparece Vacaria, com 1.865 consumidores beneficiados, enquanto Bento Gonçalves fica em terceiro lugar com 1.428 unidades consumidoras recebendo desconto.
Por meio de cruzamento de dados internos com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, a RGE observou que o número de beneficiados em toda área de concessão pode quase dobrar se todos os que se enquadram nos requisitos se inscreverem e forem aprovados na categoria Tarifa Social.
Benefício
Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Por último, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto.
Para ser enquadrado na categoria como consumidor de baixa renda, o cliente precisa ter ganhos mensais per capita de, no máximo, meio salário-mínimo e atender a pelo menos uma das condições exigidas pelo programa.
Caso a pessoa com o benefício da Tarifa Social não seja o titular da instalação, é importante que ela faça o pedido sempre identificando o código do cliente (presente na conta de energia) do local onde mora, para que a RGE possa conceder o benefício de forma adequada.

Para se enquadrar na Tarifa Social:
-NIS (cadastrado no Programa Bolsa Família) ou NB (cadastrado no BPC);
-Programa Bolsa Família (neste caso, informar o NIS – Número de Identificação Social);
-BPC (Benefício de Prestação Continuada) – neste caso, informar o NB (Número do Benefício);
-Família inscrita no “Cadastro Único” para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional ou;
-Quem receba o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos Art. 20 e 21 da Lei nº. 8742, de 7 de dezembro de 1993;
-Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
-Família de Índios ou Quilombolas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Caso se enquadre nos requisitos, deverá também se cadastrar junto à distribuidora, por meio dos canais digitais www.rge-rs.com.br (www.rge-rs.com.br/baixarenda) ou pelo aplicativo CPFL Energia. Basta informar os documentos e comprovantes solicitados.