Cientistas da Europa destacam os benefícios da cerveja para a saúde, além de algumas curiosidades

2015-04-10_190211
Segundo estudo publicado, bebida previne problemas cardiovasculares e respiratórios

Cientistas europeus destacaram os efeitos benéficos para a saúde do consumo moderado de cerveja, entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, e excluíram o mito da “barriga de cerveja”.

 

O VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelas, reuniu cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países, entre eles Alemanha, Irlanda, Itália e Reino Unido.
Pesquisadores espanhóis do Hospital Clínic de Barcelona, da Universidade de Barcelona e do Centro de Pesquisa Cardiovascular (CSIC-ICCC), ressaltaram os possíveis benefícios da cerveja, com e sem álcool, na saúde cardiovascular, obesidade, nutrição e prevenção do envelhecimento celular.
“O consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral”, afirmou o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona.
Segundo ele, estudos feitos na Espanha demonstraram que a cerveja sem álcool também tem um efeito protetor perante as doenças cardiovasculares.
A diretora do CSIC-ICCC, Linda Badimón, destacou que a ingestão moderada de cerveja pode “favorecer a função cardíaca global”. Quanto às quantidades consideradas moderadas, foi explicado que homens podem beber dois chopps por dia e as mulheres podem beber um.
Os polifenóis, compostos encontrados majoritariamente em alimentos de origem vegetal e também na cerveja, são os que podem reduzir os riscos de ter AVC e câncer, devido a suas propriedades antioxidantes.
“Na cerveja, encontramos até 50 tipos de polifenóis que, ingeridos pelo organismo, têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os lipídios ou resistência à insulina”, explicou Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona.
A doutora de saúde publica no Reino Unido Kathryn O’Sullivan desmentiu a crença que a cerveja causa “barriga”, já que “não tem qualquer base científica”. Ela explicou que o consumo excessivo de qualquer tipo de álcool pode levar ao aumento de peso, mas não se feito de forma moderada.
A reidratação que a cerveja proporciona aos atletas após a realização de exercício foi outro dos aspectos destacados no evento. O médico Manuel Castillo Garzón afirmou que a cerveja, ao contrário que outras bebidas alcoólicas, apresenta pouca quantidade de álcool, muita quantidade água (95%) e potássio, capaz de reidratar os esportistas.
Dado que o exercício prolongado aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias superiores, a cerveja se coloca como um complemento alimentar propício a reduzir sua inflamação e infecção, já que contém compostos polifenóis, garantiu ele, que atua no Hospital Técnico de Munique Johannes Scherr.

Outros estudos
Um estudo da Universidade da Pensilvânia, EUA, verificou que homens e mulheres que bebiam cerveja com moderação, uma a duas cervejas por dia para os homens e meia a uma cerveja por dia para as mulheres, registavam menor declínio no HDL, o ‘bom colesterol’. Logo, ficam mais protegidos contra doenças cardiovasculares. Foram seguidos mais de 80 mil participantes durante seis anos.
Já um estudo realizado na Finlândia associa o consumo de cerveja com a redução do risco de desenvolvimento de cálculos renais. E não é baixo, uma cerveja por dia reduz o risco em 40%. A explicação está no facto de os componentes da cerveja ajudarem a diluir a urina e aumentar o seu fluxo, reduzindo assim o risco de formar pedras. O álcool também pode «aumentar a excreção de cálcio», o principal constituinte de cálculos renais.

Os benefícios da cerveja
A cerveja pode proteger contra ataques cardíacos. Uma equipa de pesquisa na Universidade de Scranton, EUA, revela que a cerveja pode reduzir a aterosclerose para metade e logo os problemas cardíacos daí decorrentes.
Também reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) até 50%, segundo afiança um estudo da Escola Médica de Harvard e da Associação Americana de AVC. Mais uma vez, o impacto da cerveja nas artérias, ao torna-las mais flexíveis, faz com que o fluxo sanguíneo melhore significativamente. Como resultado, não se formam coágulos de sangue e o risco de ter um derrame reduz-se exponencialmente.
A cerveja ajuda a fortalecer os ossos. A conclusão é da Universidade Tufts, EUA, que indica os elevados níveis de silício – que promove o crescimento ósseo – contidos na cerveja como um elemento promotor da saúde óssea.
Também reduz o risco de diabetes. A Universidade de Harvard, EUA, descobriu numa análise que homens de meia-idade que bebem um ou dois copos de cerveja por dia dia parecem reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 até 25%. O estudo com 38 mil homens de meia idade concluiu que o teor de álcool na cerveja aumenta a sensibilidade à insulina, o que ajuda a prevenir a diabetes. Além disso, a cerveja é uma boa fonte de fibra solúvel – um material dietético que ajuda a controlar o açúcar no sangue e desempenha um papel importante na dieta de pessoas que sofrem de diabetes.
A cerveja também atua na prevenção da doença de Alzheimer ou outras doenças mentais em 23%. A questão prende-se também com o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro, melhorando, portanto, o metabolismo cerebral. O teor de silício presente na cerveja também aparenta ser responsável, uma vez que o silício protege o cérebro dos efeitos nocivos do alumínio no corpo – uma das possíveis causas da doença de Alzheimer.
Trata as insónias, uma vez que estimula a produção de dopamina, um composto prescrito por médicos para quem sofre de insónias. De acordo com pesquisas realizadas na Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, EUA, a simples degustação de cerveja aumenta a quantidade de dopamina no cérebro – e, assim, faz com que as pessoas se sintam mais calmas e relaxadas. No entanto, os académicos esclareceram que esses efeitos são alcançados com uma pequena quantidade, o equivalente a uma colher de sopa de cerveja.
Pode prevenir cataratas em 50%. Pesquisadores da Universidade do Oeste de Ontário, EUA, descobriram que os antioxidantes encontrados na cerveja podem proteger contra danos mitocondriais. As cataratas são formadas quando as mitocôndrias – partes de uma célula responsável pela conversão de glicose em energia – da lente externa do olho são danificadas. O mesmo estudo refere também a prevenção de aterosclerose.
Apesar da conhecida ‘barriga de cerveja’, esta bebida pode ajudar a reduzir o peso, segundo um estudo da Universidade do Estado de Oregon. Segundo os cientistas, um composto chamado xanthohumol, comumente encontrado no lúpulo, pode diminuir as hipóteses de se desenvolver uma síndrome metabólica – uma condição que indica obesidade, pressão arterial elevada, aumento do açúcar no sangue e HDL (colesterol mau). Com conta, peso e medida, mais uma vez.

Curiosidades sobre a cerveja

Beber cerveja no copo ou na garrafa faz diferença?
Quando se bebe a cerveja direto na garrafa, a boca entra em contato com os vestígios de metal deixados pela tampa e isso interfere no sabor da bebida. Inclusive, uma dica para diminuir o gosto de metal que a cerveja pode apresentar é armazenar a garrafa sempre em pé, para que o líquido não entre em contato com a tampa metálica e o sabor não seja afetado.

Cerveja boa é cerveja com espuma?
A espuma desempenha um papel fundamental na cerveja. Ela é muito importante para uma melhor degustação da bebida.
A cerveja sem espuma pode ter defeito na fabricação, e também existem alguns fatores que podem interferir na produção da mesma, como a limpeza do copo, resíduos de detergente, gordura ou batom.
A espuma também ajuda a manter a cerveja gelada por mais tempo, pois evita que o líquido entre em contato com o ar.

Por que a garrafa de cerveja é tradicionalmente marrom?
Tem um motivo por ela ser dessa cor: o marrom da garrafa ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, além de preservar o sabor e o aroma da bebida.
Também existem garrafas verdes, criadas após a Segunda Guerra Mundial como sinal de qualidade para a cerveja, já que são produzidas com um lúpulo diferenciado, modificado industrialmente e, consequentemente, mais caro.
Entretanto, as garrafas de cor verde e até as de outras cores mais claras não protegem a cerveja da luz como as garrafas de cor marrom. Assim, independentemente da qualidade da cerveja, elas estão mais propícias a estragar com o tempo.

Cerveja escura favorece o sexo!
Os ingredientes das cervejas escuras são ricos em ferro e antioxidantes, que aumentam a circulação sanguínea. Esse aumento, por sua vez, faz com que os órgãos sexuais atinjam seu potencial, tornando o sexo mais prazeroso.

Cerveja é comprovadamente saudável
Uma pesquisa realizada na Califórnia, com 128.934 pessoas de diversas idades (publicada na Revista Scientific American e divulgada pelo Dr. Drauzio Varella), comprovou que o consumo diário de até 25 gramas de álcool pode ser benéfico para a saúde, pois melhora a saúde arterial e, com isso, ajuda a proteger o coração, a fortalecer os músculos e a prevenir alguns tipos de câncer.
Vale lembrar que o consumo de qualquer substância alcoólica deve ser moderado e seu excesso tem o efeito reverso, podendo trazer danos graves para a saúde.

Qual o significado das bolhas no copo?
As bolhas presentes na espuma da cerveja têm relação direta com a qualidade da mesma. Bolhas maiores servem como um alerta para má qualidade da cerveja e também indicam que o copo não foi limpo corretamente.

Cerveja tem gás na composição
Inclusive é uma combinação entre proteínas especiais e o gás dissolvido que forma a espuma da cerveja, enquanto o aroma é liberado através da evaporação desse gás.

A geladeira existe graças à cerveja
Em 1856, o australiano James Herrison recebeu uma importante missão: criar um aparelho que refrigerasse as cervejas de uma fábrica.
Dito e feito. Ele produziu o equipamento que, de início, foi usado para fins industriais. A partir daí, a geladeira se popularizou e evoluiu até se transformar no que conhecemos hoje, tudo graças a cerveja.