Cientistas criam novo teste rápido para o zika vírus

2015-04-10_190211

Um grupo de pesquisadores da New York University, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um novo teste para o zika vírus, capaz de detectar a doença em minutos. Este experimento é semelhante a um já desenvolvido no Brasil, no Instituto de Ciências Biomédicas da USP.A diferença é que a estratégia usou o mesmo princípio utilizado em testes rápidos para o HIV.
Em dois trabalhos científicos publicados na última quinta-feira (22) no “PLos One” e no “Journal of Visualized Experiments” (JoVE), cientistas demonstraram que adaptações permitiram que o exame também detectasse o zika.
Atualmente, o teste mais utilizado no mundo para detectar o zika mais conhecido é o PCR (Reação em cadeia da polimerase em tempo real). Esse teste é mais demorado porque ele faz cópias de RNA do vírus para que eles sejam analisados. O teste utilizado no Brasil detecta o zika em 15 minutos com a contagem de anticorpos (as células de defesa utilizadas para combater a infecção).
No novo teste, adaptado do exame para detecção do HIV, os cientistas utilizaram um método conhecido como “amplificação isotérmica”. Com ele, pesquisadores conseguem ampliar o vírus até o ponto em que ele é detectado. Isso “pula” o passo de copiar o RNA dos testes de PCR.