Cientistas acreditam ter identificado causa genética da fobia social

2015-04-10_190211
Pesquisa sinaliza a identificação da causa genética da TAS ou fobia social

Pesquisas apontam que o transtorno possa estar relacionado com a serotonina – hormônio responsável por suprimir sintomas de ansiedade e depressão

Uma pesquisa realizada por médicos alemães pode ter identificado a causa genética do Transtorno de Ansiedade Social (TAS), também conhecido como fobia social. O estudo, que será publicado no periódico Psychiatric Genetics, aponta a ligação da disfunção com o gene responsável pelo transporte de serotonina no cérebro – hormônio que controla funções como o sono e o apetite, além de suprimir sentimentos ruins, como medo e tristeza.
A análise examinou o genoma de 321 pacientes com TAS em comparação com 804 outras pessoas saudáveis. A pesquisa estava em busca dos chamados polimorfismos de nucleotídeos únicos ou SNPs (sigla em inglês). Estas são diferenciações únicas que afetam os pares de base da sequência do DNA e os SNPs são a causa mais comum para as variações genéticas, mesmo sendo difícies de identificar.
Mas os avanços recentes permitiram que a tecnologia intensificasse esse mapeamento de genomas por um valor mais baixo, e assim, os médicos conseguiram identificar que um SNP em específico estava relacionado aos pacientes com fobia social.
Mas, mesmo sendo um dos mais significativos estudos a esse respeito até agora, há muito a ser feito. É o que afirmam os cientistas responsáveis pela pesquisa, que seguem em busca pacientes para realmente chegar a um resultado conclusivo de relação genética. A expectativa é, em breve, chegar ao um diagnostico do distúrbio apenas pela análise do genoma.