Ciclo de livros didáticos vai ser de quatro anos na sala de aula

2015-04-10_190211
A partir de 2019, os livros também vão passar a ser consumíveis, ou seja, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental vão ganhá-los

O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma nota na quarta-feira (19), na qual afirmou que a vida útil das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) vai passar de três, para quatro anos. Inicialmente, o órgão pretendia estender para seis anos a partir de 2019. No texto, o MEC diz que a mudança é para melhor atender os alunos da educação infantil, além de representar uma economia para a pasta.
A partir de 2019, os livros também vão passar a ser consumíveis, ou seja, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental vão ganhá-los. “Essa mudança é de extrema importância, pois traz autonomia para o aluno diante do livro, já que ele poderá usar o material da melhor maneira, rabiscando e fazendo anotações”, relatou o secretário de Educação Básica do Ministério, Rossieli Soares da Silva. Os professores da educação infantil e da educação física vão ser incluídos no PNLD e receberão livros de apoio para as aulas.
A escolha das obras do PNLD, antes avaliadas por equipes de universidades federais apontadas pelo MEC, terão uma nova comissão para serem escolhidas, com integrantes especialistas de diversas áreas do conhecimento, além de professores da educação básica e superior.