CIC-BG aproxima Instituto Hélice de associados

2015-04-10_190211

Criado para estimular a cultura de inovação nas empresas, o Instituto Hélice tem auxiliado empreendimentos de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha a encontrarem, de forma colaborativa, formas de se conectarem com a nova economia.
Agora, essa forma de aproximar empresas de startups para gerar novas formas de pensar está também chegando a Bento Gonçalves por meio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). O assunto está sob a coordenação do diretor de Gestão e Inovação da entidade, Vinícius Piva, que quer acelerar o contato do Hélice com os associados. “Estamos numa fase de apresentação para, depois, aproximar as empresas que demonstrarem interesse em se conectar com o Hélice reunindo grupos de empresas atrevés de reuniões, esclarece Piva.
Surgido em 2018, o Hélice começou reunindo quatro grandes empresas – Randon, Marcopolo, Florense e Soprano – com a intenção de transformarem-se não apenas a si mesmas como também toda a região onde estão inseridas. Elas são as mantenedoras do instituto, que durante sua trajetória ganhou a adesão também da Metadados.
Por meio dele, as empresas se aproximam de startups com potencial para receberem investimentos de um fundo e promoverem sua aceleração.
Com isso, o instituto busca tornar as empresas mais inovadoras, promover mudança cultural, além de transformar a região num ambiente fértil para a nova economia (capital, mentores e mercado). Para as empresas quem se conectam ao Hélice, há benefícios como inovação externa e rupturas, fornecedores mais inovadores, foco no usuário, cultura ágil e novas receitas.
Da mesma forma, as startups também colhem proveitos, tais como receitas e independência de capital externo simboliza, cases de sucesso para vendas e conhecimento de mercado.
Na primeira fase do Hélice, foram mapeadas 250 startups em todo o país com o apoio da ACE Startups. Dessas, 40 foram pré-selecionadas e 15 foram escolhidas para apresentarem soluções nas áreas de RH, marketing, logística e produção fabril, com a confirmação de 13 contratos de prestação de serviços.
O Hélice conta com as empresas associadas Colombo, Sicredi, Dupont Spiller Advogados, Sim Rede de Postos, SSI Saúde, Focco – Soluções de Gestão, Thyssenkrupp, John Deere e Unimed Nordeste-RS, além das instituições de ensino TecnoUCS, FSG e Uniftec.