Chuvas da primavera amenizam situação energética do país

2015-04-10_190211

 

A temperatura inferior ao normal e chuva acima da média, no Paraná e no Sudeste do Brasil, proporcionam um cenário favorável ao setor elétrico. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostram situação de melhora no setor elétrico com mais chuva e menor carga em razão da temperatura mais baixa.
Chuva escassa e intenso calor seria o pior cenário possível para o setor elétrico, neste mês de outubro no Centro-Sul do Brasil. Pouca chuva diminui a geração de energia e forte calor aumenta a demanda por luz. Só que ocorreu o oposto. A chuva das últimas semanas, com o fim do período seco e o começo da temporada úmida, foi responsável por uma melhora na situação energética no Brasil a ponto de frustrar o risco de racionamento de luz.
O cenário ainda está distante do ideal, em particular no subsistema Sudeste e Centro-Oeste que é considerado a “caixa d´água” do país, mas melhorou e tende a seguir melhorando com chuva abundante no Paraná e em estados do Centro do Brasil.
A perspectiva deve seguir muito favorável durante os próximos quinze dias para a geração de energia no Brasil, podendo inclusive superar as estimativas do Operador Nacional do Sistema. Isso porque o cenário de precipitação se mantém com chuva mais abundantes entre o Centro-Sul de Goiás e Minas Gerais, logo beneficiando a bacia do Alto Paranaíba e a região de Furnas.
A situação deve continuar favorável igualmente na temperatura. A projeção é que os próximos 15 dias tenham temperatura abaixo da média desta época do ano nos três estados do Sul e ainda nas capitais da Região Sudeste, ou seja, mantendo o padrão favorável para uma menor carga.