Chupar o dedo: o que você precisa saber sobre esse hábito e como fazer com que ele pare

2015-04-10_190211

Todos nós temos nossas maneiras de relaxar. Enquanto a sua pode ser ler um bom livro ou tomar um banho quente, as crianças têm diferentes maneiras de fazer isso, colocar o polegar na boca é uma delas.

Se seu filho já cresceu, mas ainda gosta de chupar o dedo, você provavelmente tem uma série de questões sobre o hábito. Afinal, o que há de tão atraente naquele polegar? Será que ele terá problemas com os dentes futuramente se continuar com o hábito? Como fazer ele parar? Geralmente, há alguma razão pela qual as crianças chupam o dedo. Muitos o pegam quando estão tentando encontrar um substituto para a mamadeira. Porque chupar uma mamadeira está vinculada ao sabor do leite, que tem um gosto bom e faz com que eles se sintam bem, eles chupam o dedo quando estão fora da mamadeira porque associam isso a uma sensação de bem-estar e conforto, diz Daniel Coury, MD, chefe de desenvolvimento e pediatria comportamental no Hospital Infantil Nationwide em Columbus, Ohio. E quando uma criança começa a chupar o dedo, pode ser um hábito difícil parar, o que, a longo prazo, pode se tornar um problema. A sucção prolongada do polegar pode empurrar os dentes para fora ou causar desalinhamento. Além de poder causar alguns problemas na fala. Se você está preocupada com o hábito do seu filho de chupar o dedo, aqui estão algumas dicas para te ajudar a eliminar esse costume:

Não o force a parar de chupar o dedo

Contanto que seu filho esteja desenvolvendo habilidades normais de linguagem no momento apropriado, os médicos geralmente dizem aos pais para não se preocuparem com a sucção durante os primeiros anos de vida, diz Stan Spinner, MD, diretor médico da Texas Children’s Pediatrics em Houston. As crianças geralmente desistem de chupar o dedo por volta dos 5 ou 6 anos de idade. Contanto que seu filho ainda não tenha o hábito na época em que seus dentes permanentes crescem, o que é mais ou menos nessa idade, há poucos motivos para se preocupar. Se ele ainda chupar o dedo durante ou após esse período, consulte um dentista ou pediatra.

Ignore os “remédios”

Se você decidir terminar o caso de amor de seu filho com o polegar, não se preocupe com “remédios”, como colocar vinagre ou outros líquidos de sabor amargo no polegar, que podem fazer com que a criança se sinta punida. Evite o uso de medicamentos encontrados na farmácia, que podem ser ineficazes e possivelmente prejudiciais, diz o Dr. Spinner. Normalmente, as crianças param de chupar o dedo sozinhas.

Evite tempos de estresse

Se sua família estiver passando por um período de grandes mudanças, como a chegada de um novo irmão ou uma mudança para outra casa ou bairro, talvez seja melhor esperar um tempo para tentar sanar o hábito do seu filho de chupar o dedo. Quando a criança está passando por um alto estresse ou ansiedade, tentar introduzir outra mudança, como, no caso, proibi-lo de chupar o dedo, pode ser mais difícil e você provavelmente enfrentará uma forte resistência (bem maior do que você precisaria lidar em outras situações). As crianças, aliás, podem voltar a chupar o dedo nesses períodos, para tentar recuperar a sensação de conforto. Quanto mais calmo e tranquilo estiver o ambiente, mais fácil será essa transição. Um bom momento para começar a ensinar seu filho que chupar o dedo talvez não seja uma boa opção é durante a pré-escola, já que lá ele verá que os colegas não têm mais o hábito, o que pode dar uma motivação a mais para ele.

Mantenha as mãos ocupadas

O tédio pode ser um bom motivo pelo qual seu filho decide levar os polegares à boca. Mas “seu filho não pode chupar o dedo se estiver ocupado com uma atividade que envolva as duas mãos”, diz o Dr. Coury. Fazer projetos de arte e artesanato, jogar jogos manuais, fazer com que ele vire as páginas de um livro e outras atividades práticas podem manter o polegar longe da boca.

Dê a ele outra coisa para se apegar

Chupar o dedo geralmente é uma maneira das crianças se acalmarem, então uma alternativa é dar a ela um outro objeto para se apegar, como um cobertor ou um pequeno brinquedo de pelúcia. Isso pode fornecer o conforto temporário.

Use reforço positivo

Não envergonhe ou incomode seu filho toda vez que vir o polegar dela se aproximando da boca. Em vez disso, concentre-se mais em quando ele não está chupando o dedo. Elogie-o (diga algo como “estou tão orgulhosa de você por tirar uma soneca sem chupar o dedo”) e ofereça pequenas recompensas pelos esforços dele. Manter um gráfico de adesivos ou um “calendário com impressão digital” (mergulhe o polegar do seu filho na tinta e deixe-o marcar cada dia sem o polegar) pode ser um bom incentivo para ajudá-lo a abandonar o hábito.