Chocolate com maior teor de cacau pode fazer bem para a memória e para o coração

2015-04-10_190211
A iguaria traz benefícios para a memória e coração

Conheça os benefícios do chocolate e sua relação com a TPM

Com a chegada da Páscoa, fica difícil resistir aos chocolates. Mas de acordo com o ginecologista e consultor José Bento, chocolate tem benefícios sim, inclusive durante a TPM. E nutricionistas concordam, afirmando que ele pode fazer bem para a memória e para o coração. Mas estudos indicam que o consumo não deve ser exagerado.
Vale lembrar que quem traz o benefício para o corpo é o cacau, não o chocolate em si, sendo que o ideal é procurar consumir produtos que contenham maior concentração de cacau, e menos de outros componentes, que incluem leite em pó, gorduras e emulsificantes.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores americanos com 18 mil pessoas, durante quatro anos, pessoas que comiam chocolate com maior teor de cacau tiveram menos problemas de memória e uma diminuição de riscos relacionados a problemas cardíacos. E os responsáveis por esses benefícios são os flavonoides presentes no cacau.
Em relação à TPM, o médico explica que durante o pico desse período, o gasto calórico aumenta e a mudança pode gerar um gasto energético a mais de até 100 calorias. Outro ponto importante apontado pelo especialista é a modificação hormonal que ocorre durante a TPM, com aumento da progesterona e a diminuição do estrogênio.
E justamente essas variações que acabam diminuindo o índice de serotonina no corpo da mulher. Essa queda é que impulsiona a vontade de ingerir alimentos calóricos e doces. E é aí que o chocolate entra, que além de saciar a vontade, também possui triptofano, que vem a ser um precursor da serotonina.