China pretende enviar missão à Lua

2015-04-10_190211

Plano é robô chegar lá ainda em 2018

Assim como os Estados Unidos e a Rússia, que planejam ir à Lua com frequência (e enviam robôs para lá), a China também tem estes planos, mas segue uma linha um pouco diferente. Exemplo disso é que planeja ainda em 2018, uma missão para ir ao lado oculto da Lua, que tem esse nome porque nunca é visível da Terra.
Em junho, a China pretende lançar um satélite que orbitará este lado da Lua, estabelecendo um canal de comunicação entre a Terra e essa região. Assim que o satélite estiver operacional, ele será usado para guiar a segunda etapa da missão: enviar um robô até lá.
A missão foi batizada como Chang’e, em referência à deusa da lua da mitologia chinesa e deverá colocar o país na liderança da exploração espacial. Esta não é a primeira vez do país asiático na Lua, desde 2007 a China já realizou três missões lunares, mas só replicando feitos que os EUA e a URSS já haviam feito.
O robô possui quatro rodas e levará sementes de batatas e larvas de inseto, cujo crescimento serão estudados por cientistas chineses, além de um radiotelescópio.