Chalk Paint a tinta que você faz em casa e cobre, em duas demãos, madeira, tecido, metal e vidro

2015-04-10_190211

A Chalk Paint significou uma revolução no mundo da decoração de interiores e da restauração de móveis para milhares de fãs do DIY como você, que se está lendo esse post é porque está curioso. Se ainda não conhecia, apresentamos: Chalk Paint é uma pintura decorativa e super versátil a base de giz (ou gesso em pó), com tantas vantagens sobre outros tipos de pintura, que com certeza vai te seduzir.
Muito comum no exterior, a tinta, lá, já vem pronta. Aqui no Brasil voc~e mistura duas partes de tinta à base de água ( pode ser esmalte sintético ou tinta plástica comum, dependendo do uso final) e uma parte de pasta de gesso (vamos colocar a medida certa na reportagem a seguir.
Esta tinta promete, e cumpre, cobrir tudo em apenas duas demãos. Se você nao acredita, faça o teste antes de se aventurar com uma peça grande. Depois de pronta apeça, exige-se uma camada de cera incorlor para dar a proteção necessária. No caso do tecido é dispensável, a não ser que você queira impermeabilizar com produto específico para tecido (Na reportagem abaixo o passo a passo)
Vantagens da Chalk Paint
1.É uma tinta a base de água, por isso limpa-se facilmente e não é nada complicada de aplicar.
2. Pinte todo tipo de superfície! Sim, sim, isso mesmo que você leu… Serve para pintar qualquer tipo de material (madeira, metal, vidro, plástico, tecidos…) o que é estupendo porque economiza tempo e dinheiro devido ao fato de não ter que comprar diferentes tintas, pinceis e produtos para cada projeto.
3. É ecológica e sem cheiro, não causa danos ao meio ambiente e não tem cheiro nenhum! Assim você evita o mal-estar que produz outros produtos sintéticos mais tóxicos e contaminantes
4. É densa e espalha facilmente, assim que com um pote grande de tinta poderá pintar móveis até cansar.
5. Pode definir a textura do acabamento com uma simples lixa e fica muito bem…
6. Não é necessário lixar o móvel para pintá-lo! Você somente precisa preocupar-se com a parte criativa e evita o passo mais sem graça e chato de todos, ter que lixar e/ou decapar a pintura velha de um móvel para pintá-lo.

Tons pasteis vintage
A tinta que reúne a melhor gama de cores pastel e vintage. E isso porque é uma tinta pensada precisamente para decorar e renascida em pleno “boom” de tudo o que tem a ver com a decoração vintage, shabby chic e o estilo nórdico…
Além disso, permite obter diferentes tipos de acabamentos. Explico, se depois de pintar você passar uma lixa fina suavemente pela superfície conseguira um acabamento acetinado delicioso ao tato e ao olhar.
Se pelo contrário, você gosta do tato poroso da tinta sem lixar, também pode deixá-la assim. E para conseguir o famoso efeito desgastado de forma simples, depois de pintar o móvel, você somente precisa lixar com um pouco mais de força nas esquinas, e assim, deixar que apareça a madeira original.

Como pintar
com Chalk Paint
Acha sem graça ter que pintar sempre seguindo a mesma direção para que não fique marcas? Seus problemas acabaram porque com a Chalk Paint, quanto mais pinceladas der em todas as direções, melhor! Por isso, os pinceis ideais para pintar com Chalk Paint são os redondos com muitas cerdas. Se quiser ver como faz diferença com a Chalk Paint.
É recomendável utilizar 2 camadas de tinta e depois de secar decidir se quer lixar a superfície com um acabamento acetinado ou deixá-la com textura.
Para fazer um efeito de pátina, quer dizer, que apareça uma cor embaixo da outra, passe uma camada da primeira cor, e outra em cima com a cor que quiser que predomine. Depois, encere e lixe suavemente para que apareça a cor de baixo.
Se quiser conseguir um efeito de “madeira lavada” somente precisa diluir a tinta em água. E claro, nesse caso a madeira tem que estar lixada ao natural

As ceras e vernizes
para proteger os móveis
As ceras são fantásticas porque protegem e impermeabilizam o móvel, dão uma textura suave e um brilho muito natural. Se aplicam com pincel ou com um tecido de algodão, em um processo que assemelha-se com o de lustrar os sapatos.
Depois de aplicada, deve-se deixar descansar 15 minutos e depois, esfregar suavemente com um tecido de algodão para tirar os restos e polir a superfície
Além disso, dispõe de cera transparente e cera escura para poder criar o efeito envelhecido que tanto gostamos nos móveis. Ambas ceras são espetaculares, é questão de ir experimentando.
E se quiser que o móvel tenha uma maior proteção porque estará exposto ao tempo ou será uma superfície que receberá muito impacto, recomendamos utilizar o verniz a base de água, que dará um acabamento mate e acetinado muito natural.