Chá de inhame ajuda a engravidar

2015-04-10_190211

O chá de inhame tem propriedades naturais assim como qualquer outro chá, mas tem um diferencial que ajuda quem tem o desejo de engravidar. Isso porque possui substâncias que estimulam a ovulação, além de melhorar a aparência da pele e melhorar o sistema imunológico.
De acordo com Frederick Naftolin, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, o consumo de inhame pode elevar as chances de gravidez. O biólogo e especialista em plantas medicinais, Daniel Forjaz, concorda com o resultado da pesquisa. Inclusive, ele faz questão de reiterar. “As mulheres que querem ter filho devem usar o inhame”.
Como exemplo da eficácia do tubérculo, Forjaz cita o exemplo das mulheres na África. “Lá elas têm a cultura de cosnumir muito inhame, já que ele é um alimento bem comum, possuem muitos filhos, inclusive com maior incidência de gêmeos”.
A propriedade que faz o inhame ser usado no estímulo à ovulação vem da possibilidade que o corpo tem de converte a diosgenina (estrogênio vegetal que é o precursor da progesterona) em outros dois hormônios essenciais para a ovulação. Esses hormônios são: luteinizante (LH) e folículo-estimulante (FSH). O hormônio LH provoca a liberação do óvulo através do ovário, enquanto o FSH estimula o crescimento dos folículos. Já a diosgenina também produz outros efeitos positivos, como o alívio dos enjoos matinais durante o período de gestação. Essa condição é mais frequente nos primeiros meses da gravidez.

Propriedades do inhame para a saúde
O tubérculo possui elevado índice de carboidratos, vitaminas dos complexos A, B e C. Além do mais, o ingrediente ainda apresenta em sua composição amido, cálcio, ferro, fósforo e fibras dietéticas. O inhame contém fitoestrógenos e um tipo de progesterona natural, a diosgenina, que ajudam a regular o equilíbrio hormonal.
O inhame aumenta a saúde do coração, controla a pressão arterial, auxilia o fluxo sanguíneo renal e reduz a hipertensão. Ele também protege e melhora a visão, reduzindo as chances de cegueira e catarata. O ingrediente também combate a má formação óssea, artrite e osteoporose; melhora o sistema nervoso, principalmente depois de certa idade, e faz bem também para a memória. O controle da glicose é outro benefício associado ao inhame, podendo ser usado, inclusive, por pacientes diabéticos.
O inhame também combate os sintomas de TPM. Por ser um alimento rico em fibras, o inhame possibilita o controle e redução do peso. Em relação aos benefícios que o tubérculo proporciona a pele, ele traz hidratação e ainda combate o envelhecimento precoce.
Outras propriedades do inhame são: reforçar o sistema imunológico e combater problemas intestinais como constipação e prevenir a incidência de alguns tipos de câncer. Isso acontece pelo fato do ingrediente combater os radicais livres.

Como preparar o chá de inhame
Ingredientes
250 ml de água filtrada;
Cascas de dois inhames médios.
Modo de preparo
Lave bem a casca do inhame. Em seguida, com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver e acrescente a casca do tubérculo logo em seguida. Deixe ferver até que o líquido reduza pela metade. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar um pouco. Antes de ingerir, use uma peneira para remover a casca do inhame.

Cuidados e contraindicações
É importante destacar que o chá de inhame é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam em processo de amamentação. Isso se deve ao fato da bebida causar um possível descontrole hormonal. Crianças e pré-adolescentes também devem ficar longe da bebida, assim como pacientes com problemas de intestino. Como qualquer outro ingrediente, a ingestão demasiada pode acarretar em problemas para o corpo.