Chá de folha goiaba e pitanga reduz em 45% o tempo de cicatrização de feridas

2015-04-10_190211

Uma pesquisa realizada em Valinhos (SP) apontou que o uso do chá de folhas de goiaba e pitanga reduz em 45% o tempo de cicatrização de feridas. O produto fitoterápico é aplicado há um ano em pacientes atentidos pelo Serviço Especializado em Lesões Vasculares (Selven), do Sistema Único de Saúde (SUS), o período de tratamento caiu de 90 para 50 dias, em média.
O uso de fitoterápicos foi introduzido no atendimento do Serviço Especializado em Lesões Vasculares e Neuropáticas (SELVEN) em 2015 com a assessoria voluntária da farmacêutica Nilsa Sumie Yamashita Wadt, doutora em plantas medicinais pela USP (Universidade de São Paulo).
Segundo a farmacêutica, o uso das folhas tem acelerado em 40% a cicatrização de feridas nos pacientes atendidos. As folhagens de goiaba são misturadas as de pitanga no preparo de um chá que tem ação antimicrobiana e cicatrizante.
“Além de possibilitar a melhoria da saúde e mais qualidade de vida aos pacientes, a utilização das folhas gera economia ao sistema de saúde, pela redução no uso de medicamentos, de curativos e da necessidade de profissionais de saúde”, avalia a farmacêutica.