Cerca de 30 mil pessoas devem fazer a vacina contra a gripe até o dia 1º de junho

2015-04-10_190211

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira, dia 23, e segue até o dia 1º de junho. Segundo o enfermeiro José da Rosa, que coordena a Vigilância Epidemiológica de Bento Gonçalves, a expectativa é que até junho sejam vacinadas cerca de 30 mil pessoas, número semelhante a 2017. A Secretaria da Saúde recebeu em torno de 11 mil doses apenas para a primeira semana. A vacinação é gratuita.
“Nestes primeiros dias vamos fazer a vacinação para idosos, trabalhadores da saúde e gestantes (em qualquer fase da gravidez). É mais conveniente priorizar esses grupos para evitar filas. A partir da próxima semana todos os demais grupos prioritários podem fazer a vacina e então a campanha será aberta para o público geral. Os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estimam que, da mesma maneira como ocorreu na campanha de 2017, a meta de vacinação seja ultrapassada em 2018”, informa.
A campanha da vacinação é importante também para conscientizar as pessoas da importância de se proteger contra o vírus d gripe. De acordo com o enfermeiro, os grupos prioritários devem fazer vacina porque estão num grupo mais vulnerável a doenças. “Não menosprezando a importância dos demais grupos, mas é importante que idosos, crianças e gestantes se vacinem durante a campanha. Eventualmente se a pessoa não encontrar a vacina não tem problema, porque a vacina será reposta no posto de saúde”, garante.
A vacina da gripe será aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Durante a campanha, também será oferecida a vacina contra o tétano para todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais.
Ainda segundo da Rosa, os idosos, as crianças, as gestantes e as puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina, porque, além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios. A doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode até levar à morte em casos mais graves.
No sábado, dia 12 de maio, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. Neste dia a Unidade Móvel de Saúde (ônibus amarelo) também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino em frente à prefeitura.

Quem não é do grupo prioritário
As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas.
As pessoas portadoras de doenças crônicas, em atendimento no Sistema Único de Saúde, rede privada ou conveniada necessitam apresentar uma prescrição médica, ou xerox de uma receita atualizada (2016/2017) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica. Este documento deverá ser apresentado no dia da vacinação.
Os pacientes em acompanhamento nos programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, devem se dirigir ao posto onde são atendidos regularmente para receberem a vacina. Caso no local de atendimento não tenha uma sala de vacina, estes, também, deverão buscar a prescrição médica com antecedência ou apresentar para vacinação cópia da receita atualizada (2014/2015) (Xerox) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica.

A meta no Brasil
A meta, segundo o Ministério da Saúde, é imunizar 54,4 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo considerado “mais suscetível” ao agravamento de doenças respiratórias.
Até 14 de abril deste ano, o governo já registrou 392 casos de influenza em todo país, com 62 mortes.

Público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS
*pessoas a partir de 60 anos
*crianças de seis meses a cinco anos
*trabalhadores da área de saúde
*professores das redes pública e privada
*mulheres gestantes e puérperas
*indígenas
pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas)
*profissionais do sistema prisional
*portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

Vacina da gripe
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.

Dúvidas mais frequentes

O que é gripe?
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza. Os sintomas mais comuns são: febre, dor de cabeça, dores musculares por todo o corpo, prostração, corrimento nasal, tosse e dores de garganta. Os sintomas da gripe podem aparecer entre 1 a 4 dias.

Como a gripe é transmitida?
O vírus da gripe é transmitido de uma pessoa doente para outra através da tosse ou espirros, ou também pelo contato de mãos contaminadas.

O que é resfriado?
É necessário entender que existem outras doenças respiratórias que apresentam sintomas muito semelhantes aos da gripe e que podem ser confundidos com a doença. É o caso da rinite alérgica e do resfriado comum. A rinite alérgica caracteriza-se por espirros, congestão e corrimento nasal e não costuma ser acompanhada de febre. No resfriado comum, a pessoa pode apresentar obstrução e corrimento no nariz com febre.
Por terem sintomas muito parecidos com os da gripe, as pessoas vacinadas que sofrem de resfriado ou de rinite podem acreditar que a vacina não fez efeito, o que não é verdade.

Por que um idoso deve ser vacinado contra a gripe?
Nos idosos ocorrem as formas mais graves de gripe e suas complicações, como a pneumonia. Cerca de 90% das mortes causadas pela gripe acontecem em pessoas idosas.
Por que as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes e as puérperas devem ser vacinadas contra a gripe?
Os casos de hospitalização, desde 2009, tem um alto índice de incidência nas crianças menores de 5 anos e nas mulheres em idade fértil, por este motivo estes grupos foram elencados para serem vacinados, na tentativa de diminuição das hospitalizações e dos óbitos.

Por que os grupos prioritários devem ser vacinados todos os anos?
A proteção da vacina inicia-se em torno de duas semanas após sua aplicação e tem efeito até os quatro meses seguintes. Após este período ocorre uma queda da proteção, o que pode variar de pessoa para pessoa. Além do mais, o vírus da gripe sofre alterações de um ano para outro. Por essa razão, a vacina da gripe é reformulada a cada temporada. Por isso, é necessário tomar a vacina antigripal anualmente.

Quem não deve ser vacinado?
As pessoas que são hipersensíveis ao ovo de galinha e seus derivados não deveriam receber a vacina antigripal.
Medidas de precaução padrão
Em áreas com casos confirmados de influenza pelo novo vírus, o risco de contágio pode ser reduzido através da combinação de medidas gerais de cuidados, de higiene e de etiqueta respiratória (medidas de precaução padrão). Nenhuma ação isolada fornece proteção completa, mas uma combinação dos seguintes passos pode auxiliar a diminuir a possibilidade de transmissão:
*Higienizar as mãos com freqüência (técnica em anexo);
*Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
*Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
*Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
*Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
*Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
*Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
*Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientescom aglomeração;
*Manter distância (mínimo de 1 metro) de indivíduos com sintomas gripais;
*Ventilar os ambientes.