Cerca de 16 mil pessoas participam do Desfile em homenagem ao 7 de Setembro

2015-04-10_190211
A estudante e Pioneira (ramo que envolve jovens de 18 a 21 anos) do Grupo Videira, Luiza Aiolfi

Na última sexta-feira, dia 7, pelo menos 23 entidades participaram do Desfile Cívico Militar da Semana da Pátria. Cerca de 16 mil pessoas acompanharam a atividade. Entidades prestaram homenagens a Pátria com faixas e cartazes contendo dizendo relacionados ao evento e expressões de patriotismo.
Um dos destaques do desfile foi o Grupo Escoteiro Videira, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre jovens e adultos. Para a presidente do Grupo Escoteiro Videira, Luciane Prado Ranzi, o desfile cívico é um momento de celebração e respeito pela pátria.
“O respeito à pátria e a participação em eventos deste gênero são muito importantes para o movimento escoteiro. Está presente em nossa promessa que façamos o melhor possível para a nossa pátria. Os jovens aprendem desde pequenos a respeitar os símbolos do nosso país, como a bandeira, e a também ajudar a comunidade e ao próximo em busca de tornar o mundo um lugar melhor”, diz.
A estudante e Pioneira (ramo que envolve jovens de 18 a 21 anos) do Grupo Videira, Luiza Aiolfi, destaca sobre a importância do desfile cívico para o grupo.
“Aprendemos no escotismo que o respeito à pátria é muito importante para nós. Em todas as nossas atividades temos a saudação às bandeiras, onde mostramos o nosso respeito pela nossa pátria e pelo movimento escoteiro. É muito legal ver como as crianças têm orgulho em desfilar pelo grupo Escoteiro no 7 de setembro. Nos sentimos honrados em representar o nosso grupo e também o movimento escoteiro”, comenta.
Ainda segundo a jovem, “a nossa promessa e lei escoteira fala muito sobre honra e lealdade, e isso influencia em nossa vida não apenas quando estamos em atividade, mas todos os dias da nossa vida. O nosso movimento busca aperfeiçoar nós mesmos para podermos transformar a nossa comunidade e o mundo em um lugar melhor”, salienta.

Outros destaques
Neste ano, para o tema nacional foi escolhido o Projeto Rondon, ação do governo Federal que há cinquenta anos promove resultados expressivos para o desenvolvimento da nação e para o fortalecimento do sentimento patriótico. O Projeto Rondon conta com a participação voluntária de professores e estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
O tema estadual é uma homenagem ao Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul. O ano de 2018 a entidade judiciária completa 100 anos de atuação e tem como função apreciar crimes praticados por militares.
O tema municipal selecionado foi “Solidariedade – Valor que transforma uma sociedade”. Ser solidário significa compartilhar ideias e sentimentos, tendo em vista a reciprocidade de interesses e obrigações, o que mostra decisivo para o fortalecimento e a transformação da comunidade. Assim, o exercício da solidariedade torna possível colocar-se no lugar do outro.
As 16 entidades que participaram da solenidade foram Brigadas (3º BPAT/ Polícia Rodoviária Estadual/ Bombeiros/ Polícia Rodoviária Federal), Escoteiros (Ciretama/ Videira) e Clube de Desbravadores, EMI Pedacinho de Céu, EMEFE Caminhos do Aprender, Faculdade de Tecnologia – FTEC Brasil, EMEF Noely Clemente de Rossi, EMEF General Rondon, EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, EMEM Alfredo Aveline, EMEF Ouro Verde, EEEM Santa Bárbara, Colégio Scalabriano Nossa Senhora Medianeira, EMEF Maria Borges Frota, Colégio Sagrado Coração de Jesus, EEEF Pedro Vicente Da Rosa, EEEM Imaculada Conceição, Complexo de Ensino Cenecista e 6º Batalhão de Comunicações.

Pelo menos 23 entidades participaram do desfile
Diversas entidades se destacaram com bandeiras e faixas
Pelo menos 16 mil pessoas acompanharam as apresentações
Um dos destaques do desfile foi o Grupo Escoteiro Videira, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre jovens e adultos