CEACRI Toquinha da Amizade reinaugura com estrutura precária

2015-04-10_190211
Área em que será o parquinho está sendo limpada e restruturada pela comunidade

“Parquinho” da escolinha está sendo reformado pela comunidade, mas ferrugem e vegetação alta expõe situação de abandono

O CEACRI Toquinha da Amizade reiniciou as atividades no Conceição na última semana. O local tem capacidade para atender 60 crianças (com idades entre 6 e 14 anos) mas no momento apenas 35 (23 de manhã e 12 de tarde) frequentam as instalações. As crianças brincam num ginásio, antes utilizado para outras atividades da comunidade. Apesar da inauguração ter sido comemorada pela prefeitura, o espaço ainda não está pronto. Nos fundos da escolinha um futuro parquinho ainda é exposto por entulho e escancara as ferrugens do tempo. De acordo com a coordenadora do Ceacri, Silvia de Vargas, a comunidade está reunida para limpar o local e reformar o espaço.
“Fizemos um mutirão no último sábado, e alguns pais vieram para ajudar, mas ainda acho que a comunidade poderia estar um pouco mais engajada, porque esse é um espaço deles, destinado às crianças”, explica. A explicação de Silvia expõe um problema latente do governo municipal, caracterizado por obras inacabadas e ineficiência nos projetos sociais. Ela assegura que atualmente as crianças não têm acesso a área onde será o parquinho, mas os riscos de contaminação são visíveis.
O Toquinha da Amizade conta com dois monitores, um na parte da manhã e outro na parte da tarde. No entender de Silvia, é um número aceitável pela demanda de alunos do contra turno escolar. “Acreditamos que em pouco tempo preenchemos as 60 vagas, e no momento os dois monitores estão fazendo um bom trabalho para esse número baixo de crianças”, acredita.
Ainda segundo a coordenadora as crianças ganham almoço e lanche no Ceacri. Ela garantiu ainda que a fachada da escolinha será pintada nos próximos dias, identificando mais facilmente o lugar. Além do Conceição, crianças do Tancredo Neves e Juventude também frequentam o Toquinha da Amizade.

A estrutura antiga do Toquinha da Amizade
O CEACRI Toquinha da Amizade foi Inaugurado em 03 de julho de 1984, sendo o quarto implantado no município, inicialmente era denominado Centro Ocupacional e, posteriormente, em 10 de julho de 1991, através da lei nº 3128, passou a se chamar Centro de Atendimento à Criança e Adolescente Toquinha da Amizade. O Centro ocupava as dependências do salão comunitário do bairro Conceição, porém, em fevereiro de 2007, devido às limitações do espaço físico, foi transferido para o Distrito dos Vinhedos, onde funciona até os dias atuais.
Na época o local atendia 80 crianças e adolescentes de 05 anos a 18 anos, moradores dos bairros Conceição, Tancredo Neves, Juventude, Glória e Vista Alegre. Oferecia atividades de apoio pedagógico, oficina de artesanato, violão, dança, teatro e práticas de modalidades esportivas. Era oferecido café da manhã, almoço e lanche da tarde para as crianças e adolescentes.