Casca de ovo com vinagre de maçã: proteja seus ossos com essa receita

2015-04-10_190211
og:image

Esta receita, à base de casca de ovo e vinagre de maçã, ajuda a fortalecer ossos e articulações

As articulações dependem da cartilagem que ocupa espaço entre os ossos, permitindo a mobilidade e flexibilidade deles. Desse modo, a saúde articular é muito importante para todo o corpo, porém algumas atividades do dia a dia podem acabar prejudicando essa estrutura, causando dor e desconforto. Uma receita simples, porém eficiente, é a junção de ovo com vinagre de maçã.

Benefícios do ovo
O ovo é um alimento essencial para manter a saúde óssea, pois contém vitamina D que contribui para que o cálcio dos alimentos possa ser absorvido pelos ossos. Além disso, a casca do ovo também é muito nutritiva para o fortalecimento dos ossos, sendo ela o ingrediente principal dessa receita. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), concluiu que o pó da casca de ovo é uma fonte de cálcio viável, podendo contribuir para a redução do risco de osteoporose. Além disso, os ovos também contêm: aminoácidos essenciais para o organismo; vitaminas A, B1, B3, B12, E; ácido fólico; biotina; magnésio; potássio; selênio; zinco; ferro.

Além de proporcionar inúmeros benefícios para os ossos, o ovo também auxilia para o funcionamento de outras do corpo, tais como: aumento da massa muscular, já que é rico em proteínas; por ser rico em lecitina, ele diminui a absorção de colesterol no intestino; previne o envelhecimento precoce; combate anemia, devido ao ferro e ácido fólico; protege a visão; ajuda na formação da memória do feto.

Benefícios do vinagre de maçã
O vinagre de maçã também tem importante contribuição para a saúde óssea. Isso porque ele contém boa quantidade de substâncias nutritivas, como: vitaminas; ácidos essenciais; enzimas; pectina; celulose; potássio; cálcio; magnésio; ferro; fósforo. Desta maneira, ajuda aliviar dores musculares, evita as cãibras e melhora a saúde das articulações.

Receita para fortalecer os ossos
Ingredientes
1 ovo; 1 xícara de vinagre de maçã

Modo de preparo
Lave o ovo e ferva por cinco minutos, para eliminar qualquer risco de salmonela. Depois coloque-o em um copo, cubra com vinagre e aguarde até que a casca se dissolva – esse processo geralmente demora cerca de sete dias. Em seguida, coe em uma peneira – a mais fina possível – para reter a casca do ovo. Depois é só fazer o consumo. Você pode tomar uma colher de chá dessa mistura dissolvida em um copo de água todos os dias e também temperar a salada com esse vinagre.