Casa nova em 24 horas feita com uma Impressora 3D

2015-04-10_190211
Casa construída com impressora 3D pode ser uma alternativa viável também para área atingidas por desastes naturais

Construção custa menos de US$ 10 mil e pode durar até 50 anos

Pequena, mas durável. A casa construída em 24 horas a partir de uma impressora 3D possui quarto, sala, cozinha, banheiro – ou seja – todos os cômodos necessários para atender o morador e pode durar até 50 anos, segundo seus idealizadores. Desenvolvida pela empresa americana Apis Cor, a máquina capaz de realizar a façanha dispensa pedreiros e tijolos.

Mesmo pequena, casa possui quarto, sala, cozinha, banheiro

E o segredo da agilidade está num braço robótico que distribui automaticamente o concreto para formar as paredes da edificação.
Apenas janelas, portas, teto, tubulação elétrica e hidráulica precisam ser instaladas manualmente. Mas, uma vez que os espaços e os encaixes para isso já são deixados pelo trabalho da impressora 3D, a etapa acaba não encarecendo o custo final da obra. Segundo a Apis Cor diz, o valor da casa – erguida na região metropolitana de Moscou – ficou em torno de uS$ 10 mil.
O objetivo da empresa é utilizar essa tecnologia para ganhar espaço no mercado de construção. Mas ela também é apontada pela Apis Cor como uma alternativa viável em casos de desastres naturais, visto que o custo baixo e a rapidez de construção poderiam fazer muita diferença em áreas devastadas, como no caso de regiões atingidas por tsunamis, terremotos ou mesmo furacões.