Casa das Artes apresenta programação especial sobre cultura negra

2015-04-10_190211

Evento em alusão aos 130 anos da abolição da escravatura é promovido pelo Movimento Negro Raízes

No dia 11 de maio, a partir das 19h30, na Sala Pública de Cinema da Casa das Artes, acontece a primeira edição do evento alusivo aos 130 anos da Abolição da Escravatura, realizado pela Secretaria de Cultura em parceria com o Movimento Negro Raízes com o intuito de propor uma reflexão sobre a desigualdade racial no país.
O Movimento Negro Raízes foi fundado em janeiro de 2018 e tem o intuito de pensar a causa Negra e todos os temas como racismo, preconceito, intolerância religiosa, e também para enaltecer a Cultura Negra e a representatividade do Negro na sociedade local e regional.
O Movimento Negro já tem desenvolvido sua atividade social desde o final de 2017, através de oficinas e palestras para alunos de escolas e também para o público adulto, sendo estes eventos ministrados por alguns dos coordenadores da entidade e demais integrantes.
Destaca-se como exemplo destas atividades, umas das coordenadoras do Movimento, a professora e pedagoga Solana Corrêa, que aborda em suas palestras e atividades didáticas a questão do ‘Racismo na Escola’ e ‘Cultura Afro’, trabalho este que já vinha sendo desenvolvido de forma individual, desde 2013.
O Movimento Negro Raízes é coordenado Silvio dos Santos, Sílvia dos Santos, Solana Côrrea, Marcus Flavio Dutra Riberio, Armelinda Gonçalves e Oscar Gonçalves. A entidade possui página no Facebook: Movimento Negro Raízes.
O acesso é gratuito e quem quiser, poderá colaborar voluntariamente com a doação de um quilo de ração ou um quilo de alimento não perecível na entrada do evento para o Programa Cultura do Bem.

Programação
Abertura (Cerimonial)
– Fala das autoridades;
– Povo de Terreiro de Bento Gonçalves fará a apresentação do Hino da Umbanda e uma referência ao padroeiro da cidade de Bento Gonçalves, Santo Antônio;
– Apresentação do grupo de capoeira Abadá;
– Apresentação de um solo de dança afro por Daniel Correa;
– Oficina de Sucata Sonora – Dança, Música e Poesia apresentará um recital de poesia com percussão;
– Grupo de Samba C’du Samba fecha a programação com uma roda de samba.