Carta secreta: uma mensagem com um toque de mistério

2015-04-10_190211

Qual criança não se encanta com um mistério de vez em quando? Caça ao tesouro, brincar de descobrir digitais e escrever mensagens secretas fazem parte do grupo de sugestões de brincadeiras que entram nesta categoria misteriosa.
Faça a tinta secreta misturando três colheres de amido de milho em três copos de água. Aqueça até formar uma calda transparente. Escreva a carta secreta usando um cotonete ou um pincel em um papel marrom (pode ser um saco de pão, uma sacola de papel, um papelão ou papel pardo e deixe secar. O bilhete vai ficar completamente invisível. Para revelar o segredo, misture 20 gotas de tintura de iodo (é facilmente encontrado em farmácias) em meio copo de água e espalhe sobre o papel.
O iodo é um ótimo indicador da presença do amido. Quando os dois são misturados, o iodo entra na molécula do amido e é criado um complexo químico que tem coloração azul intensa. Às vezes é tão forte que fica violeta ou roxo.
Por causa disso, o iodo é utilizado para testar a presença de amido nos alimentos. Basta colocar uma gota sobre um pão ou uma batata para verificar se ali há amido.