Cardamomo: uma planta culinária e medicinal

2015-04-10_190211
Originário da Índia, o cardamomo é da família do gengibre

As novas tendências da alimentação saudável têm trazido alimentos maravilhosos para a saúde, que englobam uma série de benefícios, além de serem gostosos e versáteis para o consumo. Um deles é o cardamomo: uma planta de sabor apimentado e adocicado, ao estilo do gengibre – característica tradicional da sua origem oriental. Ele ajuda a melhorar a digestão, combate o mau hálito e funciona até como afrodisíaco.

Como usar?
Essa planta pode ser comprada no supermercado, na farmácia ou em lojas de produtos naturais.
Há opções com a baga inteira, em óleo essencial ou em forma de pó, nas cápsulas ou frascos. Nas receitas o cardamomo serve para complementar o tempero de doces e salgados.
O sabor se adapta ao prato, deixando um toque particular ardido e perfumado. Se comprar a baga inteira, abra as vagens e retire as sementes para moer e usar, seja como tempero ou chá.

Benefícios
Como planta medicinal, o cardamomo oferece efeitos expectorantes, descongestionantes, antissépticos, laxativos e diuréticos. É uma planta rica em vitaminas A, B e C, além de fornecer nutrientes essenciais à saúde, como ferro, potássio, cálcio e magnésio.

Combate o mau hálito
Mastigando as sementes de cardamomo você ajuda a prevenir o mau hálito, mantendo as gengivas e os dentes limpos e saudáveis.

Melhora a digestão
Os componentes do cardamomo agem de diferentes formas para melhorar a digestão: aumentam a produção de saliva, fornecem fibras, além de atacarem os parasitas, como a bactéria H. Pylori.

Fortalece os cabelos
Os óleos do cardamomo nutrem o couro cabeludo, deixando os fios mais brilhosos e resistentes.

Renova a pele
Os antioxidantes do cardamomo melhorar a renovação celular, retardando o aparecimento de rugas.

Alivia problemas respiratórios
O cardamomo tem poder descongestionante, ajudando a respirar melhor e a eliminar o muco. Sua ação antisséptica também ajuda a curar infecção de garganta.

Chá de cardamomo
Se o problema for cólica intestinal ou gases, o chá de cardamomo é uma boa pedida.
Chá para cólicas intestinais: coloque 1 litro de água para ferver e depois acrescente 10 gramas de sementes de cardamomo, deixando descansar por 10 minutos. Coe e beba morno.
Chá contra gases: aqueça uma xícara de água até levantar fervura. Desligue, coloque 20 gramas de cardamomo, deixe descansar e beba depois das refeições.

Receitas com cardamomo
Depois que conhecemos o sabor do cardamomo fica mais fácil incluir essa especiaria em várias outras receitas, como mingau, leite, molhos, café, batidos, sorvete caseiro, carnes e onde mais você quiser experimentar.
Sopa de inhame
com cardamomo
O inhame é outro alimento cada vez mais popular na vida de quem gosta de comer com qualidade. Veja que delícia de sopa para um jantar levinho.

Ingredientes
1 litro de água;
1 quilo de inhame sem casca;
Cheiro verde a gosto;
1 colher de sopa de azeite;
6 cápsulas de cardamomo;
3 dentes de alho;
Sal a gosto;
Pimenta a gosto;

Modo de preparo
Leve ao fogo uma panela com a colher de azeite e os dentes de alho laminados para dourar. Em seguida coloque o inhame na panela, tempere com sal e pimenta, adicione a água e deixe cozinhando até que o inhame esteja macio. Quando der o ponto, retire o inhame da panela e coloque no liquidificador. Adicione as sementes de cardamomo e bata para virar um creme. Vá acrescentando e batendo a água do cozimento até que atinja o ponto desejado. Coloque de volta na panela, misture o cheiro verde, deixe ferver dois minutinhos e está pronta para servir com as castanhas de enfeite.