Caqui Kioto começa a ser colhido na Serra gaúcha

2015-04-10_190211

Teve início a colheita de uma das duas mais importantes variedades de caqui cultivadas na Serra gaúcha, a Kioto, popularmente conhecida por “Chocolate Preto”, em função da coloração escura de sua polpa. As frutas apresentam calibre mediano e marcantes traços de coloração verde, porém polpa firme e crocante.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater, Enio Todeschini, essa cultivar é a que mais exige cuidados para a prevenção e controle da pinta preta ou Antracnose. Porém, a cada safra que passa, a Fuyu, caqui de polpa branca, vem aumentando sua suscetibilidade a essa fitopatia, praticamente a única que ocorre nesta cultura na região serrana, porém de controle bastante difícil.
De maneira geral, os pomares demonstram bom vigor e sanidade. A carga de frutos é bastante irregular, tanto na planta, quanto entre pomares. Caquizeirais atingidos pelo granizo no final de outubro de 2018 demonstram carga dentro da média para a safra, porém com área foliar menor pelos danos nas folhas. Esse aspecto poderá influenciar no calibre das frutas
Em Bento Gonçalves, a área com o cultivo de caquizeiro não é tão expressiva quando comparada com a área destinada à viticultura. Mas, ainda assim, muitas famílias cultivam a frutífera e também para comercialização. Seguindo um panorama regional, nos últimos anos a área com cultivo de caquizeiro vem reduzido significativamente em função das dificuldades fitossanitárias, exigindo maior necessidade de tratamentos para manter as produções.
Em Bento Gonçalves os frutos estão com ótima qualidade. A produção é comercializada para consumo “in natura”, sendo levada para diversas regiões do Estado.