Câncer de próstata em cães: como perceber os sintomas

2015-04-10_190211

Dificuldade para urinar e defecar, além de dores abdominais, são sintomas da doença que atinge cães acima de 6 anos de idade.

Uma das doenças mais temidas é o câncer de próstata pois trata-se de uma enfermidade que causa danos graves à saude. E não é só aos humanos que esse tumor pode atingir, mas também em cães e gatos, inclusive pode ser mortal caso o tumor não seja identificado logo no início.
Esse câncer é mais comum em cães, e na maioria dos casos, atinge os pets acima de 6 anos de idade, conforme o avanço da idade dos animais. Essa doença se desenvolve por causas hormonais e um desequilíbrio na produção de testosterona do cão, que estimula o aumento do tamanho da próstata.
Segundo veterinários, a maioria dos tumores são benignos – não apresentam riscos à saúde do animal – e podem ser tratados a tempo.

Sintomas
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que pode ser identificada por meio de alguns comportamentos que os pets apresentam, principalmente na hora de urinar.
Entre os sintomas mais comuns, é possível observar o aumento na frequência da urina, além de gotejamentos constantes, sangue e pus. Em certos casos, o animal pode ter dificuldade ao defecar ou fazer fezes em forma de fitas (devido ao aumento da próstata que bloqueia a passagem das fezes pelo canal da pelve) ou em situações mais graves, pode ocorrer à dor abdominal.

Diagnóstico
Para identificar essa doença é necessária a realização de uma ultrassonografia abdominal associada ao toque retal. A ultrassonografia abdominal, por ser um exame minucioso, consegue mensurar com detalhes o tamanho da próstata e verificar se há cistos prostáticos ou se há alguma alteração no tecido prostático. Já o toque retal, de forma mais grosseira, mensura o aumento prostático.

Prevenção
O câncer de próstata pode se desenvolver em cães castrados, decorrente de alguma causa genética. No entanto, veterinários ressaltam que essas situações não acontecem com frequência e que a castração ainda é um dos métodos preventivos eficazes contra o câncer de próstata.
Já em casos onde os animais não são castrados, o ideal é que o tutor leve seu bichinho ao veterinário para o acompanhamento clínico do crescimento da próstata a partir dos 6 anos de idade.

Tratamento
O tratamento recomendado para os cães é a castração, pois o aumento da próstata depende da testosterona produzida pelos testículos dos animais. Há uma evolução favorável de cura em 70% dos animais em até 90 dias após o procedimento com diminuição significativa no tamanho da próstata. Já em alguns casos é recomendada a retirada cirúrgica da próstata e uma biópsia para se certificar do grau de agressividade do tumor, segundo especialistas.